Mayra Andrade dá espetáculo em Almada

  

mayra andrade

Mayra Andrade vai estar no Teatro Municipal Joaquim Benite, dia 17 de novembro, às 21h, para um concerto na Sala Principal.

 

Mayra Andrade, nascida em Havana em 1985, é uma das mais reconhecidas intérpretes da música cabo-verdiana. Nascida em Cuba, cresceu entre o Senegal, Angola, Alemanha e Cabo Verde – mas vive em Paris desde 2003, onde em janeiro de 2004 se apresentou numa das mais consagradas salas da world music, o Satellite Café.

As primeiras canções com que Mayra Andrade contacta são brasileiras, mas é com uma canção em crioulo que ganha a medalha de ouro nos Jogos da Francofonia, no Canadá, com apenas dezasseis anos. A partir de 2002 inicia uma digressão na Praia, no Mindelo, em Lisboa, e finalmente em França. Após participar nos festivais de verão portugueses, faz a primeira parte de um espectáculo de Cesária Évora e, no Brasil, colabora em duetos com Lenine e Chico Buarque. Em 2005, Charles Aznavour convida-a para o seu novo álbum, num dueto em francês.

Em 2006 é editado o disco 'Navega', que inclui composições de Orlando Pantera. Em 2008 vence o prémio BBC Radio 3 world music na categoria Revelação. Já colaborou com, entre outros, Cesária Évora, Chico Buarque, Caetano Veloso, Charles Aznavour, Mariza e Pedro Moutinho. O álbum 'Stória, Stória' é editado em 2009. Em 2010 lança Studio 105, e em 2013 o CD 'Lovely Difficult': o disco foi nomeado em França para os prémios Victoires de la Musique, na categoria de world music. 

Os bilhetes para o show em Almada custam entre 10 e 20€.