Ensino e Formação Profissionais no coração da Europa

  

convention-1410870 960 720

De 5 a 9 de novembro de 2018, a Comissão Europeia, em cooperação com a Presidência austríaca, está a organizar a terceira Semana Europeia da Formação Profissional, em Viena, dando continuidade ao êxito das duas primeiras edições.

Sob o lema «Descubra o seu Talento», milhares de jovens em toda a Europa terão a possibilidade de conhecer oportunidades de formação e carreira graças ao ensino e à formação profissional, através de mais de 1 000 eventos que se realizarão em toda a Europa até dezembro de 2018. A iniciativa reúne os prestadores de ensino e formação, as organizações da sociedade civil, as autoridades públicas, as organizações empresariais, os sindicatos e o público em geral, com o objetivo de sensibilizar para os benefícios do ensino e da formação profissionais (EFP).

O objetivo da Semana é mostrar que o EFP é uma escolha inteligente tanto para jovens como para adultos, que conduz à excelência na educação, a empregos de elevada qualidade e ao aumento da empregabilidade. Ao fazê-lo, a Semana contribui para a Agenda de Competências para a Europa e para a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Com a Semana Europeia da Formação Profissional, a Comissão Europeia visa sensibilizar para o vasto leque de oportunidades possíveis graças ao EFP, encorajando mais pessoas a participar e a descobrir o que o EFP tem para oferecer. Este ano, o futuro do EFP é também um tema importante da Semana, sendo abordados temas como a digitalização e a internacionalização do EFP.

Fazem parte da campanha os eventos de abertura e as Jornadas dos Empregadores que estão a ser organizados em vários Estados-Membros, a nomeação de 26 embaixadores nacionais e da UE para sensibilizar a opinião pública para a iniciativa, e a atribuição de prémios de excelência em EFP durante a Semana.