O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é uma das 10 instituições de ensino superior portuguesas representadas no leque dos 16 projetos premiados pela European Innovation Academy (EIA) 2018, programa intensivo de educação para o empreendedorismo tecnológico sob o lema "De uma ideia a uma start-up em 15 dias".
 
O programa Experiências Académicas, criado pela Gap Year Portugal, já vai na 3ª edição e oferece aos jovens portugueses a oportunidade de experimentar até 3 cursos universitários, durante 2 semanas cada.
 
Alfredo Carreira e Ricardo Carreira, estudantes do terceiro ano da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, conquistam o primeiro lugar do Desafio Geração Simaris Design, dinamizado pela Siemens Portugal.
 
No ano letivo de 2018/19, o número de alunos por turma será reduzido, variando entre os 24 e os 30 anos consoante o ano de escolaridade.
 
Empresa está a desenvolver um conjunto de atividades vocacionadas para a integração dos jovens no mercado de trabalho através do desenvolvimento das suas competências.
 
Os alunos finalistas da licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vão avaliar as condições de mobilidade e segurança de alguns moradores mais idosos da zona do castelo, numa iniciativa em articulação com a Junta de Freguesia de Castelo Branco.
 
Nos dias 2 e 3 de junho, Setúbal acolheu o segundo Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA) de 2018. Conhece algumas das deliberações. 
 

Candidaturas abertas para o Summer CEmp

Estão abertas as candidaturas para a 2ª edição do Summer CEmp, a decorrer de 28 a 31 de agosto, em Marvão. Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia em Portugal com o apoio da Câmara Municipal de Marvão.
 
Instituição organia a 6 de junho, a partir das 18h00, a já tradicional Gala do Desporto.
 
O lançamento do grupo JC Alumni ocorrerá durante a 12ª Mostra Nacional de Ciência que se realiza de 31 de maio a 2 de junho, no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto.
 
Hoje, às 18h, inaugura a sede da ANEBP – Associação Nacional dos Estudantes Brasileiros em Portugal, que ocupará uma sala no Edifício do Principal, situado na Rua Serpa Pinto em Bragança, Portugal.
 

Escola Digital leva robótica portuguesa a Itália

Uma prova de busca e salvamento e uma dança robótica alusiva à música Thriller são os projetos da Escola Digital que vão representar Portugal em Itália, nos próximos dias 29 de maio a 1 de junho.
 
Estudantes da Universidade Europeia, IADE e IPAM participam em desafio criativo de 24 horas. Iniciativa que pretende estimular a criatividade de estudantes na área da mobilidade urbana sustentável, decorre de 25 a 26 de maio, entre Lisboa e Porto, envolvendo a participação de diversas empresas.
 

Dois jovens europeus fazem road trip numa carrinha

Fabian e Yldau, um jovem equatoriano a viver na Lituânia e uma jovem holandesa, respetivamente, vão passar os próximos dias em Portugal para um "Road Trip Project", onde vão explorar vários pontos do país e conhecer a população local, o ambiente envolvente, à descoberta de projetos que mudaram a vida das pessoas, locais desconhecidos e paisagens notáveis.
 
 
As estudantes Daniela Lima e Inês Galambas apresentaram a Escola Técnica Profissional da Moita no VII Encontro Internacional da OCDE 2030, em Paris. 
 
Maria Silva, aluna de mestrado em Design Gráfico da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria (ESAD.CR/IPLeiria), arrebatou o primeiro lugar no desafio Navigator Dreams: Global Talent Design 2018, com o tema "Estudantes", nas categorias de Ilustração e Melhor Making Of.
 
Competição distingue produtos alimentares inovadores desenvolvidos por alunos do ensino superior. Entrega de prémios acontece a 25 de maio.
 

Alunos do ISEG finalistas de competição mundial

Um grupo de alunos do Masters in Actuarial Science do ISEG qualificou-se para a fase final da competição 2018 Student Research Case Study Challenge, organizada pela Society of Actuaries (SOA), uma das mais importantes associações profissionais do setor a nível mundial.
 

Equipa apoiada pelo IPS vence concurso CanSat 2018

A equipa GSat, do Colégio Guadalupe, concelho do Seixal, venceu no passado dia 29 de abril a final nacional do CanSat 2018, uma competição de microssatélites promovida pela Agência Espacial Europeia e pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica.
 
O Programa "Sê-lo Verde" é uma iniciativa do Ministério do Ambiente e do Fundo Ambiental que pretende promover a adoção de boas práticas ambientais nos grandes eventos, através do financiamento de medidas verdes a adotar nesses espaços.