TAD #4: Sem wifi mas com a bateria toda

  

DSC 9792

Ao 4º dia da Semana Digital do IPCA ala que se faz tarde para percorrer 14 kms em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Sem rede, os 50 participantes foram convidados a conectar-se com a natureza.

«Pai, foram duas horas e meia a andar, depois banho no rio e piquenique, e agora já estamos a caminho outra vez», explicava Fábio ao telemóvel num dos poucos momentos em que, no percurso montanhoso com partida e chegada em Campo do Gerês, houve, de facto, rede telefónica para comunicar com o mundo exterior.

DSC 9734

Ao longo dos 14 kms de aventura, os 50 participantes da academia That's All Digital tiveram oportunidade de conhecer trilhos e veredas, riachos (com direito a mergulhos gelados no Rio Homem), habitantes locais e tradições de quem aqui habita na aldeia da Carvalheira e arredores. Paulo, o guia do Parque de Campismo da Cerdeira, e Bono, o seu fiel companheiro de quatro patas, foram os timoneiros deste quarto dia de atividades a convite do IPCA, numa parceria com a Forum Estudante.

DSC 9761

DSC 9809

Caminhando aprendeu-se o que é uma mariola (uma pilha de pedras que assinala os caminhos aos pastores), ouviram-se histórias de cabras, lobos e ursos, sentiu-se o cheiro calmante de camomila acabada de colher, entre outras experiências únicas. Por aldeias e caminhos escarpados, a subir e a descer (houve grande discussão sobre qual dos processos é menos duro para os músculos), o grupo de 50 rapazes e raparigas entre os 15 e os 19 anos deu às perninhas num desafio pouco habitual para quem vive em grandes cidades e é mais adepto do conforto do sofá. Para alguns foi duro, mas bravos, não desistiram. Mesmo sem acesso a wifi provaram quem conseguem ter a bateria toda.

DSC 9717

DSC 9857

Numa semana dedicada ao mundo digital, eis uma oportunidade de ouro para se conectarem com a natureza e até com o próximo, captando imagens, isso sim, para futuras Insta Stories e afins, tão arrebatadora é a paisagem. No final, uma pequena paragem "no Facebook da aldeia", brincou o guia: o tanque comunitário.

DSC 9662