Sem os outros não somos nós

  

DSC 0303

Já arrancou a 3ª edição da academia I Love We, numa iniciativa conjunta da Escola Superior de Educação de Coimbra e da Forum Estudante. 50 jovens de todo o país, entre os 15 e os 19 anos, participam nesta semana dedicada à comunicação. Porque, «só somos verdadeiramente nós quando nos deixamos completar pelos outros».

Rui Marques, diretor-geral da Forum Estudante, sente que a semana que agora começou em Coimbra, «uma cidade fantástica», será a vários níveis inesquecível. Isto porque, como frisou na sessão de abertura da I Love We, os 50 estudantes eleitos para usufruir desta experiência totalmente grátis terão oportunidade de «estar juntos, conhecerem-se, divertirem-se, contactarem com outras realidades». «Um programa de fazer inveja», sobretudo às gerações mais velhas que, na sua juventude, não tinham acesso a tais oportunidades. Uma agenda variada, feita de apresentações da oferta formativa (13 licenciaturas) e projetos da ESEC mas também de múltiplas experiências desportivas, turísticas e artísticas.

DSC 0232

Rui Antunes, presidente da ESEC, também assim elogiou esta terceira edição da iniciativa. Durante os próximos dias será tempo destes jovens viverem «uma experiência estimulante» após o esforço académico do ano escolar entretanto findo, tendo como palco «a melhor cidade do País para os estudantes». Esta será «uma semana de diversão mas também de alerta para questões de ordem cívica.

DSC 0245

O primeiro projeto apresentado à jovem comitiva foi a ESECTV, já no ativo há 15 anos, e que sendo uma produtora televisiva cria um espaço profissional para finalistas das áreas da Comunicação Social e Design Multimédia. Nela trabalham quatro profissionais e um diretor e entre 6 a 10 estagiários por ano. O resultado é um programa semanal, em jeito de magazine cultural, emitido aos sábados, às 20h00, na RTP2.

DSC 0291

DSC 0273

DSC 0308

Do estúdio para a rua, sob um sol abrasador e divididos por equipas, os rapazes e raparigas foram desafiados num peddy-paper a desbravar "a cidade dos amores". Optámos por acompanhar a aventura da equipa azul, naquela que foi uma aposta vencedora já que foi a mais assertiva, rápida e criativa nas suas respostas. Três horas de passeio por locais emblemáticos como o Jardim Botânico, a Universidade, a Sé Nova, o Museu Machado Castro, a Sé Velha, o Mosteiro de Santa Cruz, o Jardim da Sereia ou a Casa-Museu Bissaya Barreto. Chegados à ESEC, houve ainda forças para a criação de um logo humano (ou não fosse o slogan da academia a frase "nós que unem") e do primeiro ensaio do espetáculo musical/teatral a encenar no final da semana.

DSC 0255