O quase dono disto tudo

  

Macbeth Livro 1

Escritor norueguês Jo NesbØ adapta o célebre clássico de William Shakespeare aos tempos modernos. Obra já está disponível no mercado nacional via Bertrand Editora.

«Jo NesbØ tem um nome que termina com uma letra que nem sequer existe no nosso alfabeto», lê-se na nota biográfica do autor deste thriller nórdico. Mas esta é apenas uma das muitas singularidades deste norueguês que só começou a escrever aos 37 anos, depois de ter jogador futebol com ambições profissionais e ter sido guitarrista rock.

 

Por falar em ambições, é este o ingrediente-base deste Macbeth, uma revisitação do famoso clássico com o mesmo nome. A editora Hogarth desafiou vários autores contemporâneos a adaptar, em forma de romance, peças de Shakespeare (dramaturgo inglês falecido há 400 anos), nomeadamente os títulos O Conto de Inverno, Rei Lear, Otelo, A Fera Amansada, O Mercador de Veneza e A Tempestade.

Na versão de 2018, Macbeth é um inspetor de uma unidade especial, com sede de poder. Ele é o aparente salvador de uma cidade caótica, dominada pelas drogas, a violência entre gangues e a corrupção política/policial. Viciado no perigo, no poder, na paixão, Macbeth faz-nos gostar dele, acreditar nele. E mesmo após o ato mais maquiavélico e insensível, não conseguimos deixar de ter compaixão por ele. A história passa-se nos anos 70. Mas podia ser aqui e agora. Nesbo também é "pai" de Harry Hole, herói de uma saga de thriller policiais com vários títulos já traduzidos para Portugal. Este Macbeth é o seu filho das trevas.

Bertrand Editora
526 páginas | PVP: 19,90€