Ministro da Educação celebra Dia Nacional da Agricultura na Escola na Básica 2/3 D. Fernando II em Sintra

  

Dia Agricultura

Hoje, em cerca de 230 escolas de todo o país continental celebrou-se o Dia Nacional da Agricultura na Escola, uma iniciativa promovida pela Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) e a revista Forum Estudante. Neste âmbito, a Escola Básica 2/3 D. Fernando II, em Sintra, recebeu a visita do Ministro da Educação Tiago Brandão, do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e do secretário-geral da CAP, Luís Mira. À sua espera tinham os Vigilantes da Natureza.

Foi com visível excitação, muitas perguntas e também coisas para contar que as mais de duas vintenas de alunos da Escola Básica 2/3 D. Fernando II, em Sintra, que formam o núcleo Vigilantes da Natureza deram as boas-vindas a Tiago Brandão. Nesta visita que visava celebrar o Dia Nacional da Agricultura na Escola, o Ministro da Educação, verdadeiro aficionado nestas questões da fauna e da flora, contou com a companhia do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e do secretário-geral da CAP, Luís Mira.

Em todo o país, mais de 230 instituições aderiram a esta iniciativa da CAP e da revista Forum Estudante, com a colaboração da Direção-Geral de Educação (DGE) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que elaborou um kit de guia para a dinamização de várias atividades. Nas escolas aderentes foram desenvolvidos jogos, passatempos, aulas especiais e encontros com profissionais ligados à Agricultura, de modo a promover a mesma junto das novas gerações. Mas foi ali, em Sintra, que o trio de ilustres convidados decidiu conhecer o trabalho desenvolvido pela e para a comunidade escolar sobre esta temática.

Dia Agricultura 4

Antes da visita ao projeto sobre A Germinação de Uma Semente (do Clube do Ambiente), ou da visita ao Trilho Ecológico, ao novíssimo depósito de compostagem e à Horta Biológica (integrada na Oficina dos Saberes), todos sob os cuidados e o estudo dos Vigilantes da Natureza, em parceria com o Parque Natural de Sintra-Cascais, Tiago Brandão sublinhou junto da audiência mirim a importância do desperdício. Pelo mesmo diapasão afinou Luís Mira, que frisou que «a agricultura dá-nos alimento, oxigénio e água», precisamente o tema da edição deste ano, a segunda, do Dia Nacional da Agricultura na Escola, uma iniciativa integrada no programa Redescobrir a Terra. Já Luís Vieira preferiu salientar «a importância do trabalho dos agricultores», uma vez que os produtos não chegam por magia aos supermercados, e também fazer a apologia do combate ao desperdício alimentar, em quantidade mas também em qualidade. «Aprender a comer melhor, de forma saudável, optando por produtos agrícolas» foi o recado deixado.

Dia Agricultura 1

Os alunos, do 5.º ao 9.º ano, tiveram então oportunidade de contar as mais diversas curiosidades à comitiva os seus hábitos de poupança de água, se as respetivas famílias estavam sensibilizadas para esta questão ou até se conheciam algum agricultor. O governante deliciou as crianças e os adolescentes, tanto com o seu domínio do tema como com o genuíno interesse em conhecer aquilo que os miúdos tinham para lhe ensinar e estavam de facto a realizar naquela escola. Uma manhã que deu frutos e que ficará para a memória. «Vão contar aos pais ou guardar segredo?», inquiriu Tiago Brandão no final. Pergunta retórica, claro, pois que de outra forma explicariam o saquinho de sementes de coentros souvenir desta ação?

Dia Agricultura 3