«Há bons jogos feitos em Portugal»

Ricardo Campos é coordenador do projeto Indie X – uma plataforma de encontro para produtores de videojogos independentes inserida na Lisboa Games Week, evento que se realiza na FIL, de 15 a 18 de agosto, e no qual a Forum Estudante marcará presença com um stand. Em conversa com a FORUM, este responsável explica as principais qualidades destes títulos e o lugar que ocupam no mercado global. Os desenvolvimentos independentes, realça, oferecem "margem criativa para testar e fazer coisas novas".
 

«Ainda sinto que tenho muitas coisas para dizer»

Ontem, ou melhor, há 20 anos atrás, ele foi o Manda-chuva. Hoje tem um disco novo e continua a rimar contra a maré, contando histórias pessoais. Amanhã, ou seja, nos próximos meses, não faltarão oportunidades para conhecer ao vivo este álbum. À sexta-feira ou noutros dias da semana.
 

«Sonho ganhar um Grammy»

«De onde eu vim até onde cheguei é muita coisa. Seria quase deselegante pensar em mais do que isso». Quem é o diz é Matias Damásio, o tal trovador romântico cujo tema 'Loucos' teve mais de 45 milhões de visualizações no YouTube. Agora, é tempo de 'Augusta', o álbum dedicado à avó, com as participações de Pérola, Aurea e Cláudia Leitte. A 24 de novembro, estreia-se na Altice Arena, em Lisboa, um sonho tornado realidade, a celebração do sucesso que está a anos-luz das origens humildes deste cantor angolano.
 

«Mantenho a minha coerência de ser incoerente»

Em 'No Fame', Agir exorciza-se de prioridades indesejáveis, como a ditadura dos números. Neste 3º álbum, a palavra está mais madura, espera o popular artista que canta pecados capitais como a inveja, a vaidade e a avareza. As mulheres, com ou sem makeup, continuam a ser outra das inspirações neste caldo de rap, baladas e R&B. Para provar ao vivo, a 24 de junho, no Palco Mundo do RiR. «Um espetáculo com a carne toda no assador».
 

«Tenho muita vontade de ir ter com as pessoas»

Em 24 horas, 'Salto', o álbum de estreia de Fernando Daniel, ocupou o 1º lugar do Top digital. Ao fim de uma semana alcançou igual proeza no formato físico. Fernando Daniel é "só" o mais jovem cantor de sempre a receber um Single de Ouro em Portugal. 'Espera', o single de antevisão soma 16 milhões de visualizações no Youtube. 'Nada Mais' segue-lhe as pisadas. 'Mágoa', lançado a 11 de maio – no mesmo dia em que o músico celebrou 22 anos – também deixou rendidos os seus 149 mil seguidores no Facebook. Mas, atenção: o sucesso do vencedor da 4ª edição do 'The Voice Portugal' não aconteceu por magia. Ele teve um sonho.