9º ano: um ano de escolhas!

  

 

student-1647136 960 720

Se estás agora no 9.º ano este é um ano de grandes decisões. Estas podem mudar a forma de estares na escola e influenciar o teu futuro.

Ao acabares o ensino básico terás de fazer uma escolha de entre um leque de mais de 100 opções.  Para escolheres de forma consciente, convêm que sejas capaz de responder a algumas questões: O que queres? Como te vês no futuro? Quais os teus interesses? Como é que és e como te comportas perante o que pensas poder vir a ser?

Se não fores capaz de responder, procura ajuda junto do teu diretor de turma ou de um profissional de orientação. Mas, nunca deixes de concretizar os teus sonhos, nunca deixes de querer ser feliz. Seja quais forem as tuas escolhas e as tuas respostas terás sempre um curso à medida das tuas motivações, das tuas vocações e dos teus talentos.

Poderás sempre fazer escolhas associadas a processos de aprendizagem mais práticos. Independentemente do caminho que decidires seguir, podes optar por uma formação, que te permita adquirir saberes e competências para poderes exercer uma profissão assim que terminares o ensino secundário, se for essa a tua vontade, ou prosseguir os teus estudos para o ensino superior. És tu quem decide!

Para te ajudar no processo de escolha tens o Portal Qualifica. Ao pesquisares no item “Pesquisa de Oferta Formativa” consulta a modalidade dos cursos profissionais. Vais ter uma surpresa com a quantidade de perfis profissionais que poderás iniciar já no próximo ano letivo!

Nos cursos profissionais é igualmente surpreendente o modo como irás aprender. As aulas serão muito mais práticas, ligadas a questões reais e a problemas concretos. Terás oportunidade de contactar e viver com o dia-a-dia da profissão associada à escolha que vieres a fazer.

Terás uma grande ligação às empresas e à realidade do mercado de trabalho. Trabalharás muito através do desenvolvimento de projetos e terás a possibilidade de realizar estágios, em que “vestirás a pele” de um verdadeiro profissional. No final do curso terás um momento único de defesa de um projeto teu, que te obrigará a testar a tua criatividade, as competências que desenvolveste, os conhecimentos que adquiriste e as tuas capacidades empreendedoras. Ou seja, terás todas as condições para te afirmares como profissional.

Verás que o ensino profissional te ajudará a atingir um futuro promissor!