Uma noite de Poesia(s) pelo Mundo

 
O Instituto Cervantes promove, no próximo dia 8 de setembro, a sessão "Poesia Pelo Mundo" no EKA Palace, em Lisboa. Durante três horas, autores e versos de várias nacionalidades estarão representados. A entrada é gratuita. 
 
 
Escolha do público do Festival de Almada foi conhecida ontem. "Apre" integrará, desta forma, a edição de 2018 deste festival. 
 

Uma noite dedicada à literatura da Europa

No próximo sábado, a zona do Carmo/Trindade volta a acolher a Noite da Literatura Europeia, o serão literário de entrada livre mais intenso de Lisboa e que "transforma a capital numa verdadeira babel europeia".
 
No ano em que se assinalam 15 anos desde o lançamento do seu primeiro livro, Gonçalo M. Tavares publica a sua mais recente obra: "A Mulher-Sem-Cabeça e o Homem-do-Mau-Olhado". Este novo livro constitui a abertura de um novo "universo" literário. 
 

"Hoje é o Dia": Leva o Teatro à tua escola

Teatro Maria Matos lança desafio às escolas secundárias do concelho de Lisboa: receber um laboratório de teatro, durante um ano letivo. Candidaturas estão abertas até 1 de junho. 
 
A Fundação Círculo de Leitores anuncia a 10.ª edição do Prémio Literário José Saramago a ser atribuído em
outubro de 2017.
 

Quando a Escola sai da sala de aula e sobe ao palco

 
Alunos da escola do Cerco apresentam projeto teatral no Mosteiro de São Bento da Vitória, no dia 25 de fevereiro, a partir das 10h00. O espetáculo nasceu no âmbito do projeto 10x10 - iniciativa que envolve a aplicação e reivenção dos conhecimentos apreendidos em sala de aula .
 

Sérgio Godinho publica primeiro romance

"Coração Mais Que Perfeito", o primeiro romance de Sérgio Godinho, chega às livrarias na sexta-feira, dia 24 de fevereiro, publicado pela Quetzal. 
 

Afinal, os jovens estão a ler mais

É usual ouvir as frases “a juventude está afastada da leitura” ou “esta geração já não lê”. Contudo, as evidências apontam noutra direção. 
 

Um roteiro para a arte urbana em Lisboa

A Zest e a GAU - Galeria de Arte Urbana lançam, na próxima sexta-feira, o álbum “Street Art Lisbon 2”. Livro reúne o melhor da arte urbana lisboeta entre 2014 e 2016 e serve também de roteiro. 
 
A Escola Superior de Arte e Design (ESAD) vai inaugurar, no próximo dia 9 de março, a licenciatura em Programação e Produção Cultural. A Diretora desta nova formação, Luísa Arroz Albuquerque, explica tudo sobre os seus objetivos.
 

Depois do Porto, o Fantasminha vai chegar a Almada

 
"Fã" estará em cena nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Teatro Municipal Joaquim Benite. Espetáculo marca o regresso dos Clã ao teatro, numa encenação de Nuno Carinhas com libreto de Regina Guimarães.
 

Noite da Liberdade reposta no TMJB

Peça da Companhia de Teatro de Almada, criada a partir de texto de Ödön von Horváth e com encenação de Rodrigo Francisco, é reposta a partir do próximo dia 13, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada. TMJB revela que se pretende "uma reflexão sobre a democracia e sobre a utilidade de defendê-la".
 
A Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria (ESAD.CR/IPLeiria) inaugura a nova licenciatura em Programação e Produção Cultural, no próxima dia 10 de janeiro, às 15h00. O secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, estará presente.
 
Segundo volume da história da companhia chega 14 anos depois do lançamento do primeiro. Obra será apresentada a 17 de dezembro.
 

Uma oficina de movimento para todos os públicos

Teatro Nacional São João faz convite para ação destinada ao público "dos 8 aos 88 anos". 
 

Livro inédito de Sebald chegou a Portugal

 
Obra do alemão W.G. Sebald chegou às livrarias na passada sexta-feira, pela Quetzal Editores.
 

Texto inédito de Gonçalo M. Tavares em estreia no Porto

"O Bem, o Mal e o Assim-Assim", com encenação de João Luiz, assinala o reencontro entre a companhia Teatro Pé de Vento e o escritor. Estreia está marcada para o Teatro Carlos Alberto, no dia 21 de outubro.
 

“Do mar ao prato”. Um caminho ilustrado

O Politécnico de Leiria lança amanhã, 28 de setembro, em Peniche, o livro “Do mar ao prato – biologia, ilustração e gastronomia”. A obra reúne gastronomia tradicional e contemporânea, acompanhada de ilustração científica,
 

500 euros para gastar em cultura

Executivo italiano aprova legislação que garante uma verba de 500 euros para gastar em atividades ou produtos culturais. "Bónus da cultura" abrange todos os jovens nascidos em 1998 que tenham residência permanente no país, independentemente da sua nacionalidade.