O Grupo Porto Editora e Microsoft Portugal anunciaram hoje o desenvolvimento de uma solução que visa "dar resposta aos desafios colocados pelo ensino híbrido". De acordo com o GPE, as plataformas digitais Escola Virtual e Microsoft Teams juntaram-se para "proporcionar aos professores e alunos uma solução integrada que permite tirar o melhor partido das potencialidades das plataformas".

A nova aplicação Escola Virtual, do Grupo Porto Editora, integra assim o Microsoft Teams para a Educação. Desta forma, realça a mesma fonte, será possível utilizar esta ferramenta na criação de grupos, nomeadamente de turmas, "onde professores e alunos acedem com uma identidade segura, usando credenciais criadas e geridas pela escola".

"É um passo com impacto significativo no quotidiano dos professores e alunos", afirma o diretor do Centro Multimédia do Grupo Porto Editora, Rui Pacheco, "pois simplificará o trabalho, agilizará a relação e a comunicação entre todos, a gestão das tarefas e dos momentos de aprendizagens, síncronas ou assíncronas".

 

 

A interação entre professores e alunos por chat, realização de chamada ou reuniões-vídeo até 50 alunos (com acesso a imagem em simultâneo e numa sala de aula virtual) ou a disponibilização de informação nas pastas "Materiais de Aula" e "Bloco de Notas Escolar" são algumas das vantagens apontadas pelo Grupo Porto Editora.

Por outro lado, destaca a diretora para a área da Educação e Filantropia na Microsoft Portugal, Sandra Martinho, "a utilização do Microsoft Teams na Educação permite a integração de diversas ferramentas com o objetivo de simplificar o dia a dia escolar dos professores e alunos". Esta parceria, acrescenta, vem, por isso, "facilitar o percurso de aprendizagem em qualquer ambiente, seja meramente remoto ou híbrido".

Atualmente, a Escola Virtual revela contar com cerca de 800 mil utilizadores, estando disponível por subscrição particular ou institucional anual.