A semana ‘Politécnico LX’ já concluiu o seu segundo dia. Se o primeiro dia foi passado no ISEL, no segundo os participantes deslocaram-se logo de manhã à ESELx para conhecer a escola, a sua oferta formativa e os seus vários recursos e infraestruturas. Os jovens foram acolhidos pela vice-presidente da Escola, Cátia Rijo, que explicou aos participantes um pouco do seu funcionamento.

De seguida, os vários participantes dividiram-se entre quatro áreas: Fotografia; Teatro e Música; Sketching e Personagens; e Desporto, para realizar atividades relacionadas com o que tinham mais interesse.

As diferentes atividades tiveram como objetivo, de acordo com a professora Cátia Rijo, “proporcionar uma interação entre possíveis candidatos e antigos alunos”. Através destes momentos mais descontraídos, “os candidatos puderam esclarecer as dúvidas ou questões, que são mais fáceis de colocar nestes momentos de partilha do que em momentos oficiais, em que se sentem mais constrangidos”, revelou a professora.


"Dar um cheirinho daquilo que podem experienciar”


Os participantes tiveram, então, oportunidade de viver um pouco da dinâmica que se vive nesta escola. “Temos muitos cursos com competências teórico-práticas. Nas componentes mais práticas são realizadas nas aulas atividades como estas e, portanto, estamos aqui a dar um cheirinho daquilo que podem experienciar”, conta a professora.

À FORUM, Cátia Rijo explicou que conseguir conciliar a aquisição de competências a nível de um campo teórico com a sua aplicabilidade na prática é a missão de um Politécnico, e que estas competências são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. “Aquilo que se pretende é o saber-fazer. Termos o ‘know-how’ do saber-saber é muito importante, mas os alunos têm de ser capacitados com as competências práticas”, finalizou.

A parte da tarde começou com o jogo ‘Quem quer ser milionário’, numa versão de línguas estrangeiras, para averiguar a capacidade dos participantes. O jogo foi dinamizado pelo Centro de Línguas e Cultura do IPL (CLiC IPL), Centro este que conta com uma grande oferta de cursos de línguas estrangeiras, direcionados tanto para pessoas que frequentam o Politécnico de Lisboa como pessoas externas.

Aspetos que podem diferenciar os candidatos no mercado de trabalho

Antónia Estrela, presidente do concelho científico-pedagógico do Centro de Línguas e Cultura, falou aos jovens sobre a importância de dominar mais do que uma língua: “No final de uma licenciatura, alguns aspetos podem diferenciar os alunos quando se candidatam a uma posição no mercado de trabalho”, e que conhecer uma ou duas línguas estrangeiras pode ser esse fator diferenciador.

Da ESELx, o grupo dividiu-se, sendo que metade foi visitar o grupo Renascença e a outra metade deslocou-se à Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Nas instalações do Grupo Renascença, os jovens foram recebidos pelo diretor de marketing do grupo, João Lobo. O diretor contou aos nossos participantes algumas das particularidades da sua função enquanto marketeer: “mostramos a rádio em todos os suportes que não são rádio” e falou sobre a importância de perceber “quem é o nosso público e o que esperam de nós”.

Após contar a breve história do Grupo Renascença, da RFM e da Mega Hits, que embora sejam rádios têm também uma forte componente digital, João Lobo conduziu os jovens até à redação de informação e entretenimento, onde foram recebidos por Arsénio Reis, diretor-adjunto de informação da Renascença. Aqui, os participantes colocaram várias questões sobre o jornalismo e sobre as maiores dificuldades da profissão. Arsénio Reis fez questão de reforçar a importância dos valores do bom jornalismo e de que forma esta atividade é exercida na Renascença: “preferimos não ser os primeiros a dar as notícias, desde que a demos bem!”.


“Não gosto muito de falar em público, mas a experiência foi interessante, gostei imenso”


Da redação, passaram para os estúdios da RFM E da Mega Hits, onde acompanharam o início de uma emissão. Dado que o dia de hoje foi marcado pela saída das notas dos exames nacionais, uma das participantes da academia ‘Politécnico LX’, Joana Fernandes, foi entrevistada em direto e felicitada pela classificação de 19,5 valores obtida no exame de Matemática A. Apesar de se considerar uma pessoa reservada, e embora nervosa, Joana aceitou o desafio dos locutores. “Geralmente não gosto muito de falar em público, mas a experiência foi interessante, gostei imenso”, confessou Joana à FORUM.

Já o grupo que se dirigiu à ESML participou em quatro atividades diferentes, orientadas por alguns alunos que se disponibilizaram para estar presentes. Começaram por assistir a um pequeno excerto de um ensaio de uma orquestra da Gulbenkian “que engloba alguns dos nossos alunos, para perceberem qual é a dinâmica de uma orquestra e o seu funcionamento”, disse-nos José Cedoura, dirigente intermédio na ESML. Os participantes interagiram ainda com uma aluna de ‘Direção Coral e Formação Musical’ e terminaram nos estúdios, onde alguns alunos do curso ‘Tecnologias em Música’ mostraram como é feita a manipulação do som, a partir de uma gravação em bruto.

Para terminar o dia de atividades na ESML os participantes realizaram a atividade 'Fisioterapia em Movimento', com a ajuda de Sílvio, aluno da licenciatura em Fisioterapia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Esta sessão de exercício, de aproximadamente 15 minutos, contou com três componentes: "uma de aquecimento, outra central com exercícios de fortalecimento muscular e aeróbio e, por fim, alongamentos" para que pudessem relaxar depois de um dia cheio de atividades.

Apesar do dia cheio, o Politécnico de Lisboa organizou ainda um 'sunset' para os nossos participantes com muita animação, dança e coreografias do TikTok. Não faltou aos nossos jovens que, apesar de cansados momentos antes, aproveitaram o momento ao máximo.

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