Durante a manhã, os participantes dividiram-se para duas atividades: uma no estúdio de rádio e outra no estúdio de TV, na Escola Superior de Comunicação Social, atividades que permitiram aos jovens experimentar estes meios, através de um protótipo de um programa de rádio e de TV. Os dois momentos tiveram como propósito mostrar um pouco daquilo que é a vida da escola

“Apesar de serem um pouco limitadas relativamente aos quatro cursos que compõem a escola, as atividades são uma pequena forma de mostrar aquilo que poderão encontrar caso um dia ingressem nos nossos cursos”, contou-nos o coordenador do serviço de comunicação da ESCS, Marcos Melo.

Para além da vida e do ambiente desta Escola, um ambiente muito familiar, a componente prática, afirma Marcos Melo, é um fator diferenciador. Esta vertente, “que os alunos têm ao seu dispor nos laboratórios e nos estúdios visitados, é bastante importante para a sua formação”, refere o coordenador. 

Mas o corpo docente também é um fator de destaque: “temos docentes académicos, mas também temos docentes que são profissionais no mercado de trabalho. Por isso, os alunos saem desta Escola muito bem preparados para os desafios”, finalizou.


“Não desistam dos vossos sonhos pois, sem dúvida, vale a pena persegui-los”


Após o almoço, os participantes da academia deslocaram-se à Escola Superior de Dança (ESD). Na sessão de boas-vindas, tiveram a oportunidade de falar com a professora Madalena Xavier, subdiretora da Escola, e com alguns dos alunos. Nesta Escola, revela a professora, “têm passado vários profissionais que têm dado um grande contributo à dança contemporânea”.

Madalena Xavier falou um pouco sobre a oferta formativa da Escola, que conta com uma licenciatura e dois mestrados, e fez questão de referir que a ESD “tem aceitado vários estudantes com perfil de formação anterior muito heterogénea”. Ao despedir-se, passou a palavra à professora Ana Silva Marques, uma das docentes da ESD.

“Não desistam dos vossos sonhos pois, sem dúvida, vale a pena persegui-los”, afirmou a professora Ana Silva Marques, relembrando também a todos que “podem ser o que quiserem”. Apelou aos jovens, por fim, que “levem a mensagem de que há uma Escola Superior de Dança em Lisboa”, dado que muitos ainda não a conheciam.

Saídas profissionais bastante abrangentes

Os cursos lecionados na ESD têm saídas profissionais bastante abrangentes e, por isso, a formação que aqui obtêm abre vários caminhos: "muitos dos nossos alunos seguem a via profissional do ensino, outros trabalham em estúdios ou dão aulas em escolas de ensino especializado em dança, mas podem também ser criadores, intérpretes ou seguir várias outras áreas”, revelou Ana Silva Marques.

Terminada a sessão de boas-vindas, a professora conduziu os participantes para uma breve visita às instalações da Escola. A primeira a atividade ocorreu num dos estúdios, dinamizada alunos dos três anos, da Licenciatura de Dança. Os estudantes prepararam uma pequena apresentação, que deixou vários dos jovens completamente fascinados.

Chegou a altura de os participantes passarem à ação. Noutro estúdio, realizaram uma aula de dança com alunos do mestrado em ‘Ensino de Dança’. Após a aula, apresentaram aos restantes o resultado da peça que prepararam em grupo. No final, para concluir as atividades na ESD, a professora Ana Silva Marques proporcionou aos jovens uma sessão de relaxamento.