O que faz um/a Copywriter?  

A missão dos profissionais da área do Marketing pode resumir-se da seguinte forma: fazer a ponte entre os produtos (bens ou serviços) e os potenciais consumidores (ou utilizadores). Para tal, é fundamental conhecer as principais tendências, de forma a saber adaptar os produtos e serviços às necessidades do público.?

Dentro desta área, a profissão do copywriter é a mais focada na vertente da escrita. Estes são os e as profissionais que utilizam a criatividade para criar textos que cumpram o objetivo da estratégia de Marketing desenhada (fazer uma compra, gerar uma inscrição, aumentar notoriedade, etc…). 

 

Que funções? 

No mundo publicitário a palavra inglesa copy é utilizada para descrever o texto que acompanha os outros elementos, dentro de um material publicitário. Estes profissionais podem trabalhar em agências de publicidade ou agências de marketing digital, por exemplo.?

 

5 Profissões para quem gosta de Comunicar


Se tens um gosto especial pela comunicação, há várias carreiras que te permitem pisar o terreno de quem trabalha com palavras e imagens. Conhece 5 profissões para um futuro ligado a esta área.


 

 

O copywriter, em conjunto com um profissional criativo de imagem, tem como base de trabalho uma estratégia delineada num briefing, a partir da qual reúne e analisa a campanha a elaborar. Estes e estas profissionais tem como função específica escrever, mas sem nunca esquecer o trabalho do criativo de imagem, porque o resultado da campanha é o produto da criação das duas partes.??

 

Que competências? 

A criatividade é essencial, nesta profissão, tendo em conta que há a necessidade de diferenciar o produto. De igual forma, será importante orientar o trabalho para dentro das características da estratégia de Marketing desenhada, de forma a garantir a sua eficácia, criando um texto coerente. Um conhecimento profundo do mercado será também relevante. Por essa razão, capacidade de análise, resiliência e domínio da língua inglesa serão competências especialmente valorizadas.??

 

close up photo of colored markers 2381845

 

 

O que faz um/a Account? 

Também designados por executive account ou contacto, estes e estas profissionais da área do Marketing têm a tarefa de gerir, simultaneamente, os interesses do cliente (ou conta), sem nunca perder de vista os interesses da empresa (agências de publicidade ou de criação de conteúdos são alguns exemplos).

Para além de serem o elo de ligação entre as duas partes, os e as accounts fazem a análise de pedidos que vêm dos clientes, que complementam com a pesquisa de mercado sobre determinado produto, sobre a concorrência ou sobre os objetivos de comunicação e de marketing que se pretendam alcançar. 
 

pexels photo

 

Que funções?  

Os e as accounts trabalham normalmente em agências de publicidade, de comunicação ou em departamentos comerciais de empresas. Têm como principal missão?fazer a ponte entre a sua agência e o cliente. Tendo em conta essas metas, recolhem, tratam e complementam a informação enviada por clientes que é depois transmitida aos criativos e produtores que vão desenvolver campanhas ou conteúdos.  

Que requisitos? 

Os e as accounts necessitam de estar atentos a todas as campanhas publicitárias e de conteúdos que estejam a decorrer, de forma a apresentar propostas inovadoras e eficazes para a comunicação dos produtos ou serviços do cliente.

Diplomacia, gosto pelo trabalho em equipa, estar atualizado em relação ao desenvolvimento de novos média, do mercado e de novos produtos será igualmente importante. Necessitam ainda de ter domínio de técnicas de apresentação (expressão verbal e escrita), conhecimentos de línguas estrangeiras, e de possuir competências como capacidade de argumentação e criatividade.