Que funções?

O ou a contabilista estuda a planificação dos circuitos contabilísticos, analisando os diversos sectores de atividade de uma empresa ou instituição para a qual trabalha. Desta forma, assegura a recolha de elementos precisos, com vista à determinação de custos e resultados de exploração. É a partir deste trabalho que os responsáveis das empresas decidem qual o rumo a dar aos seus negócios. Existem várias áreas dentro deste setor de atividade. No ramo da contabilidade financeira, estes profissionais fazem o relato financeiro de uma empresa ou instituição, tendo por base documentos contabilísticos e preenchimento da demonstração do balanço, resultados líquidos e lucros de caixa. Por outro lado, no ramo de contabilidade de gestão, são englobadas as mesmas atividades do contabilista financeiro, mas com aspetos de gestão interna, elaborando um relato das diferenças entre o orçamento de uma empresa e as condições reais observáveis da mesma.


Que requisitos?

Naturalmente, será relevante deter uma grande aptidão para trabalhar com números. Por isso, a vocação para a matemática e capacidade de analisar, comparar e interpretar números e factos rapidamente têm que ser alguns dos pontos fortes destes profissionais. A complexidade das suas tarefas exige um vasto leque de conhecimentos também na área empresarial como a gestão financeira, comercial e de recursos humanos, entre outras. Não esquecer que rigor e transparência são essenciais à execução e apresentação do seu trabalho, nomeadamente no que diz respeito ao sentido ético e profissional.

 

contabilista


Onde exercer?

Os e as contabilistas exercem a sua profissão em departamentos de contabilidade das empresas, empresas de contabilidade, bem como em regime de profissão liberal. Por ser fundamental na viabilização de qualquer empresa ou instituição, a atividade contabilística continua a ser procurada por empresas de todos os setores de atividade. Destaque ainda para a existência de uma ordem profissional – a Ordem dos Contabilistas Certificados – que se assume como a maior ordem profissional portuguesa com cerca de 68 mil membros.