O que faz um/a cenógrafo/a?

 

Teatro Almada

 

Que funções? 

O cenógrafo recebe as indicações do diretor artístico e recria o ambiente adequado à ação, tanto em teatro e cinema como em televisão. Desenha esboços, maquetes e plantas. Orienta os trabalhos de adaptação dos cenários naturais e dirige as reparações e transformações bem como a restituição à forma primitiva dos cenários naturais adaptados. 

Que requisitos? 

Sensibilidade estética, grande criatividade e boa capacidade para trabalhar em equipa de forma a conseguir concretizar o cenário que foi idealizado. 

Onde exercer? 

O cenógrafo pode trabalhar em todas as áreas relacionadas com o espetáculo, ou seja, cinema, teatro, televisão ou meios digitais.

 

O que faz um ator/atriz?

 

Só Eu Escapei Teatro Aberto Créditos Filipe Figueiredo

 

Que funções?

O ator ou atriz começa por decorar o seu papel, ensaiando-o diariamente durante algum tempo. Cada ator tem o seu próprio estilo, decorrente da sua personalidade e da "escola" que
segue ou até do tipo de trabalho, com diferenças vincadas entre teatro, cinema ou na televisão. No Teatro, é necessário o domínio de uma técnica específica de representação, sendo que o ator representa várias vezes, durante uma temporada, o mesmo papel. Já no Cinema o método implica a repetição de cenas, obedecendo a um plano de produção que inclui ensaios e gravações. Por fim, em televisão, o ator ou atriz pode trabalhar com profissionais da área de direção de atores, que orientam e trabalham a representação. Dependendo da longevidade da série ou telenovela, as gravações poderão estender-se por meses e até anos.  

Que requisitos?

O ator tem que vestir muitas peles diferentes ao longo da sua carreira, com convicção e autenticidade, pelo que deve estar muito bem informado sobre o mundo que o rodeia. Deve ter coragem suficiente para enfrentar o público e não se deixar afetar por sentimentos (poderá ter de atuar à hora marcada, independentemente de algum problema pessoal). É importante ter versatilidade e capacidade para vencer novos desafios, capacidade para trabalhar em equipa, além de muita criatividade e imaginação. Mas nada disto funciona sem muito treino e perseverança.

Onde exercer?

Os atores podem trabalhar em diferentes áreas. Para além de companhias de teatro, televisão e cinema, existem ainda oportunidades em agências de publicidade, por exemplo.

 


7 Profissões para trabalhar no mundo do espetáculo


Seja no Teatro, na Música, na Dança ou em outras artes performativas, há muitas formas de trabalhar no mundo do espetáculo, sem se ser necessariamente artista ou intérprete. Fica a conhecer algumas delas.


 

O que faz um/a encenador/a?

 

stage curtain 660078 960 720

 

Que funções? Um encenador ou encenadora coordena e faz a conceção total do espetáculo. Incentiva e estimula os atores. A partir do momento em que a ideia surge do encenador, trata-se de criar toda uma grande unidade no espetáculo que corporize a sua visão artística.

Que requisitos? Ter sentido de liderança é uma característica essencial para exercer esta profissão. Isto, como é óbvio, para além de em elevado sentido estético e cénico. O encenador ou encenadora deve ser uma pessoa determinada e capaz de conceber e produzir projetos que envolvam muitos recursos, designadamente humanos, técnicos e financeiros. Deve ainda ser capaz de lidar com a pressão, nomeadamente resultante de prazos, bem como ter capacidade de resolver dificuldades inesperadas.

Onde exercer? Os encenadores trabalham sobretudo com companhias de teatro e salas de espetáculos, criando e executando espetáculos e coordenando dimensões como a cenografia, a sonoplastia, o guarda-roupa, entre outras.

 

O que faz um/uma produtor/produtora?

 

stagemanager

 

Que funções? A palavra produtor ou produtora designa um profissional que contrata, organiza e supervisiona a realização de tarefas relacionadas com a execução de um espetáculo. Por essa razão, os produtores e produtoras estabelecem planos de ação e gerem orçamentos, realizando tarefas como a marcação de hotéis e viagens ou contratação de serviços necessários (drivers, fotógrafos/as ou equipas de limpeza, por exemplo).

Que requisitos? Estes profissionais devem possuir um grande sentido de responsabilidade e organização, bem como capacidade de comunicação e de resolver problemas. Podem deter formações superiores na área da produção (uma variante incluída em vários cursos na área do Cinema, Teatro ou Música).