#1 Stardew Valley 

Um dos jogos mais populares desta lista, Stardew Valley foi lançado em 2016 e, desde então, já vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo. Assumindo-se como um simulador agrícola, o jogo é inspirado sobretudo pela série Harvest Moon – o jogador recebe uma casa e uma parcela de terreno, no início do jogo, devendo depois limpar e recuperar este património, de forma a aumentar a sua dimensão e complexidade.

 

 

É através da plantação de colheitas e a criação de gado que é possível garantir os fundos necessários, sendo necessário respeitar condicionantes como o clima e as estações do ano. Ao longo deste trabalho, é possível interagir com outros agricultores e habitantes, criando laços com a comunidade. “Stardew Valley” é um role playing game da vida rural”, escreve o estúdio que desenvolveu o jogo, no seu site. 

#2 Série Farming Simulator 

Com um primeiro título publicado em 2008, a série Farming Simulator já conta com mais de 10 jogos para consolas, computador e smartphone. A abordagem desta série oferece uma experiência mais técnica e detalhada do que as restantes opções desta lista. O objetivo é assumir o papel de um agricultor moderno, existindo por isso um especial foco nos equipamentos e tecnologia à disposição.

 

 

É possível, por exemplo, escolher os tipos de trator mais adequados para o terreno ou trabalhos a realizar, fazendo inclusivamente pequenas adaptações. Há ainda um foco na liberdade, uma vez que o jogador pode explorar as várias áreas do mapa e escolher as colheitas a implementar. O título mais recente – Farming Simulator 22 – foi lançado no final de 2021, incluindo pela primeira vez ciclos sazonais e cadeias de produção.  

#3 Animal Crossing 

Um dos sucessos mais recentes no mundo dos jogos que incluem uma ligação à agricultura é Animal Crossing – o série da Nintendo que já vendeu mais de 60 milhões de unidades em todo o mundo. O jogador assume o papel de um humano que se muda para uma vila rural. A partir daí, não existem objetivos definidos, sendo possível realizar tarefas como plantar, pescar, caçar insetos ou colecionar objetos.

 

 

O primeiro título foi lançado há mais de duas décadas, contudo, a popularidade cresceu sobretudo depois do aparecimento da pandemia da Covid-19. “Num momento em que o mundo lida com as restrições de uma pandemia, escapar para uma ilha paradisíaca é exatamente o tipo de escapismo que cativa muitos jogadores”, escreve o The New York Times.

#4 FarmVille 

Depois de, em junho de 2009, ter sido lançado como um jogo disponível no Facebook, FarmVille tornou-se rapidamente o jogo mais popular desta rede social. Durante os dois anos seguintes, o número de jogadores aumentou exponencialmente, chegando aos 83 milhões de utilizadores ativos por mês. O jogo apostava numa economia virtual para realização de colheitas ou compra de equipamentos necessários.

 

 

Na base do motor de jogo estava um sistema de pontos de experiência (XP) que permitia subir de nível e desbloquear novas opções. Ao longo da década passada, o jogo foi perdendo popularidade, até ser retirado da plataforma no final de 2020. Contudo, ainda é possível jogar FarmVille atualmente – existem duas sequelas lançadas em 2012 e 2021. 

 
#5 Staxel 

Staxel é mais um dos títulos desta lista que leva o jogador até uma ilha paradisíaca. Depois da chegada, o jogador receber uma pequena quinta cujas condições não são ideais. Cabe ao jogador transformar o local, construindo estruturas, plantando colheitas e criando animais. Ao longo deste trabalho, é possível participar na reconstrução de toda a ilha e criar laços com a comunidade, bem como participar em festivais e até praticar hobbies.

 

 

Lançado em 2019, o jogo oferece a possibilidade de multiplayer (até quatro jogadores) e dois modos de jogo – uma modalidade em que o jogador constrói aos poucos a sua exploração e o “modo criativo” onde as limitações de cursos e recursos são retiradas. “Cria a tua quinta, conhece os habitantes e constrói o teu mundo”, propõe o jogo, no seu site. 

#6 Minecraft 

Entre as muitas coisas que Minecraft é, uma delas é um videojogo com ligação à agricultura. De resto, a produção agrícola é tão importante como a mineração que dá título ao jogo. Através da plantação e colheita de produtos como árvores, cogumelos, cacau, cana de açúcar ou catos, os jogadores têm acesso a produtos que garantem a sua alimentação e tem funcionalidades únicas.

 

 

O sistema agrícola de Minecraft possui mesmo alguma complexidade, envolvendo opções como a criação de animais (incluindo apicultura, por exemplo). O papel do jogo na ligação dos jovens ao setor, de resto, tem sido visto como estratégico por várias entidades que já criaram novas versões do jogo, em projetos educativos em áreas como os laticínios ou o nutricionismo.