21 885 47 30 | geral@forum.pt

Arrancou a primeira edição da Academia da Energia, uma parceria entre a Forum Estudante e a Adene, com o apoio do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), e que proporciona aos 50 "eleitos" deste projeto uma semana inesquecível.

O castelo não é um dos mais imponentes de Portugal e nem sequer é branco, mas de lá tem-se uma bela vista sobre a cidade da Beira Interior que será palco das nossas reportagens nos próximos dias. Roberto Monteiro, do Gabinete de Comunicação do IPCB, assim nos confidenciou na sessão de abertura da 1.ª edição da Academia da Energia. E não nos mentiu. De facto, a vista a 360º é arrebatadora.

A receber a comitiva de 50 raparigas e rapazes entre os 15 e os 18 anos esteve também Nuno Castela, vice-presidente da instituição que abarca seis escolas superiores – Agrária, Artes, Educação, Gestão, Saúde e Tecnologia -, onde são lecionadas 33 licenciaturas. Em representação da Adene, que organiza esta academia em parceria com a Forum estudante, Gorete Soares frisou a importância que este projeto tem para a Agência Nacional da Energia, uma associação sem fins lucrativos que tem como missão «o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade».

Os jovens estudantes são um do seus públicos-alvo e daí esta academia. Uma exposição, uma peça de teatro e um concurso (com um prémio de 5 mil euros e cujas inscrições terminam a 30 de outubro) formam o leque de iniciativas no âmbito desta «missão» por uma causa maior. «Estou cheia de inveja de não vos poder acompanhar nesta experiência única», comentaria a porta-voz da Adene.

DSC 2710

É que, como Gonçalo Gil, diretor da Forum Estudante, bem explicou na sua vez de falar, na Academia da Energia não se debate só este tema. «Façam amigos, aprendam, descubram coisas novas, aproveitem!», sugeriu aos jovens oriundos dos mais diversos cantos do País, muitos fora de casa pela primeira vez "a solo". «Poupem energia para cada um destes dias», rematou. E sabem porquê? A explicação segue dentro de algumas linhas...

Passeio pela cidade
Regressemos ao castelo que não é branco, só para contar que este foi o ponto final de um tranquilo passeio pela cidade que começou no Centro de Cultura Contemporânea, para nos deliciarmos com a Ilustrar-te, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, uma mostra já na sua 8ª edição e cuja essência nos foi descrita pelo guia Tiago Guterres.

DSC 2774

DSC 2843

Seguiu-se nova visita com uma motivação artística, desta feita ao magnífico Museu Cargaleiro, mestre ainda vivo, nascido em 1927 em Vila Velha de Rodão, que começou como ceramista e, mais tarde, se deixou render pela pintura a óleo. O espólio de arte própria, mas também feito de peças alheias, de estilos e de artistas plásticos apreciados por Cargaleiro, merece uma visita demorada, tamanha é a sua riqueza pictórica e histórica.

DSC 2885

DSC 2925

E por falar em História, o destino seguinte, combinando catolicismo e paganismo, revelou-se igualmente interessante. Falamos do Centro de Interpretação Jardim do Paço e das suas fontes e repuxos, sebes e arbustos, estátuas de anjos, santos, estações do ano, meses, continentes e demónios. Outro espaço singular em Portugal à tua espera. Amanhã mostramos-te mais.

DSC 2946

DSC 2999

Pub IPSantarem
Pub IPPortalegre
Pub Megafinalistas
Últimas - Academia da Energia
Academia da Energia
10 Setembro 2018

No último dia, as experiências não se fizeram só em laboratório. Fomos conhecer de que massa é feita a Escola Superior Agrária do IPCB, testámos a química de grupo no Bootcamp – Pobreza Energética da Adene e diluímos a timidez num jantar de encerramento concentrado de emoções.

Academia da Energia
07 Setembro 2018

... calma, fomos só conhecer as entranhas da Barragem da Bouçã e dar uns mergulhos na piscina-praia de Castelo Branco.

Academia da Energia
05 Setembro 2018

Foi preciso força de pernas e também mental para dar por conquistado o 3º dia da semana promovida pela Forum Estudante e a Adene, em parceria com o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). Subimos por Penha Garcia e Monsanto, com direito a mergulhos numa praia fluvial e na história de lugares conservados pelo tempo. À noite as mentes brilhantes deram o seu melhor num quizz temático com boa energia.