O segundo dia do mês de junho, e quarto dia da ‘semana foco da Capital Jovem da Segurança Rodoviária’ foi marcado pelas atividades do ACP Kids, uma iniciativa do Automóvel Clube de Portugal e da FORUM Estudante, que dinamizaram uma ação com crianças de várias escolas do concelho de Cascais para incutir na cabeça dos mais novos a importância de hábitos seguros na estrada

Mais do que ensinar regras do Código da Estrada, o ACP Kids (com ações nas escolas e nas estradas) pretende incutir regras de segurança rodoviária nos mais novos tornando-os ‘embaixadores’ das boas práticas junto dos pais e amigos. Como atravessar a rua, com passadeira ou entre dois carros e com pouca visibilidade, o que nos pode acontecer sempre que viajamos sem cinto de segurança, como respeitar os semáforos ou a necessidade de não correr na rua atrás de uma bola perdida são alguns dos ensinamentos transmitidos nesta ação.

A primeira atividade pela qual as crianças passaram é uma passadeira, onde estão à espera para atravessar. O semáforo assinala as diferentes cores (o vermelho e o verde) para que as crianças aprendam a respeitar os sinais e olhar para ambos os lados antes de atravessar em segurança.

ACP2compressed


No segundo posto, as crianças depararam-se com um carro onde o ‘Rodinhas’, a mascote do ACP Kids, simula uma criança e que está no banco da frente do carro sem cinto. Um dos embaixadores da iniciativa finge uma travagem com o carro para que os jovens vejam o que poderá acontecer caso circulem sem cinto de segurança e sem cadeira.

A última atividade alerta para os perigos das brincadeiras enquanto os peões circulam na via pública. Os alunos atravessaram uma estrada, sem passadeira, enquanto uma bola rolou para a via onde circulavam carros. O intuito desta ação foi que percebessem quais as principais atitudes a evitar quando algo do género acontece, principalmente enquanto estão carros em andamento.

“As crianças já têm alguma consciência e sabem que no carro devem usar o cinto”, revela-nos uma das embaixadoras da atividade, Filipa Caçador. “Outros revelam que os pais não os obrigam a usar, mas felizmente a maioria delas já têm muitas noções de trânsito e é só mais um reavivar a memória”, acrescenta.

Para saberes mais sobre esta atividade clica aqui.