Pascoal Esteves é mais novo que muitos dos modelos protegidos e divulgados pelo Club de Automóveis Antigos de Castelo Branco (CAACB), organização que celebrou em abril o seu 21º aniversário e que nesta primeira semana foco da Capital Jovem da Segurança Rodoviária se associou a tal iniciativa. No segundo dia de atividades naquela simpática urbe beirã, em plena praça principal, foram expostas duas viaturas bem distintas, ilustrando as transformações, em termos de design e dispositivos de segurança, sofridas ao longo dos anos pelo icónico Fiat 500. Um modelo de 1971 e um outro de 2011 mostraram aos transeuntes “os diferentes elementos de segurança passiva e ativa”, conforme sublinha Pascoal. “Hoje há cintos de segurança, airbags, direção assistida, travão ABS, encostos de cabeça, estruturas em alumínio em vez de ferro” e toda uma variedade de sistemas que ampliam a nossa segurança ao volante, num cenário muito diferente dos anos 70, 80 ou 90. Já agora explicamos que um carro passa a ser considerado "clássico" quando somas 25 anos ou mais.

 MG 5538

De volta ao coração albicastrense: ao lado dos modelos acima descritos, um carro de uma escola de condução e um automóvel de corrida - sem matrícula, um fora de série de 1972 -, exemplificam os extremos do que é legal ou não nas nossas estradas, como quem vai do 8 ao 80 em termos de nível de segurança.

As exposições e os passeios públicos são apenas um dos tipos de iniciativas promovidas pelo CAACB que presta ainda assistência em termos de certificações de veículos, seguros auto e moto, combustíveis, pneus, lubrificantes e carta de condução. “Queremos, acima de tudo, promover o lazer dos nossos associados nos seus clássicos, sempre na região e promovendo sempre a cidade”, frisa Pascoal Esteves, apontando como principal parceiro institucional a Câmara Municipal de Castelo Branco.

 MG 5584

 

A tarde de terça-feira foi passada ainda ao volante de dois simuladores do Autódromo Virtual de Castelo Branco, em cenário de estrada e de circuito de competição. Sim, houve velocidade q.b. e alguns despistes, mas tudo em total segurança.