#1 Co-piloto

Imagina que cada viagem é como um rally. Ao volante, equipado a rigor, vai o Miguel Barbosa, hexa-campeão nacional de todo-o-terreno. Ao lado, vais tu. Pois é, a responsabilidade é muita. Tens de ir ajudando na navegação, seguindo os mapas ou o GPS e dando atempadamente as indicações, bem como chamando a atenção para a sinalização na via ou para as manobras perigosas de outras viaturas.

 

#2 DJ designado

Toda a gente sabe que uma boa road-trip precisa de uma banda sonora à altura. Se vais para as festas da aldeia, a escolha que se impõe é Quim Barreiros. Se vais para um festival de verão, fazes o trabalho de casa e ouves a discografia dos cabeças de cartaz. Se vais para Bragança, os Xutos e Pontapés dizem-te quanto tempo demora a viagem. Terás de adequar a escolha aos gostos de todos os ocupantes da viatura, mas não esquecendo que a concentração do condutor é fundamental.


A não utilização de cinto de segurança continua a ser uma das principais causas de morte nos acidentes rodoviários, sobretudo entre os jovens. A multa poderá ir dos 120€ aos 600€ e é responsável quem está a cometer a infração, mesmo que seja apenas um passageiro. 


 

#3 Voice-mail

Como sabes, o piloto não se pode distrair, pelo que é também responsabilidade do pendura atender qualquer chamada telefónica feita para o telemóvel do condutor, bem como ler em voz alta as suas SMS, para que este continue sempre com os olhos postos na estrada.

Quais são os requisitos mínimos?

Não é qualquer pessoa que se pode sentar ao lado do condutor.
O Código da Estrada prevê que só os adultos é que se podem fazer
transportar livremente no lugar do passageiro da frente.

No entanto, para quem é menor, há algumas exceções:
1) se tiveres mais de 12 anos de idade;
2) se tiveres mais de 135 cm de altura, mesmo que com menos de 12 anos de idade;
3) se o carro só tiver dois lugares ou se não tiver cintos no banco de trás.

 

#4 Unidade de Combate ao João Pestana

Se a viagem for de noite, o passageiro tem um papel fundamental em fazer companhia ao condutor. É importante não dormir nem deixar dormir quem vai a conduzir. Assim, para afastar o famoso João Pestana, o melhor truque é ir à conversa, para que quem conduz se vá mantendo desperto e atento.