De 5 a 13 de julho, o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema está de regresso, com uma programação intensa e variada. Destaque especial para a presença da cineasta americana Kelly Reichardt que estará em Vila do Conde para apresentar a sua obra. Em 2014, o Curtas Vila do Conde cruza-se com o Mundial de Futebol e coloca o estádio do Rio Ave Futebol Clube na coleção do fotógrafo Josef Dabernig.

Na edição deste ano, o Curtas Vila do Conde vai apresentar um total de 224 filmes, dos quais 63 são portugueses; 76 sessões de cinema; cinco concertos e oito festas. Estes são alguns dos números que compõem a 22ª edição do Festival Internacional de Cinema que lançará um olhar especial sobre o Futebol. Uma modalidade que move grandes massas e que está presente no dia-a-dia do mundo contemporâneo.

Em 2014, o Campeonato do Mundo – a Copa Brasil – tem dominado a atenção mediática, elevando o futebol ao desporto mais importante dos nossos dias. O cinema tem também incorporado o desporto-rei enquanto fenómeno cultural e social, que afeta tanto problemas políticos como conflitos familiares. O Curtas Vila do Conde quis entrar nesta festa com cinema e futebol, programando o Fora de Jogo!, incluindo sessões de curtas e longas-metragens (com cineastas como Jacques Tati, Corneliu Porumboiu e Miguel Gomes). Também nos filmes-concerto, o Curtas apresenta dois espetáculos onde o futebol é assunto dominante: Vítor Rua e Chris Cutler interpretam musicalmente imagens produzidas por Edgar Pêra; e os Sensible Soccers atuam sobre imagens de arquivo colecionadas por Pedro Maia. O programa está ainda presente nas sessões de abertura e encerramento, com a exibição de jornais de atualidades sobre o papel do futebol em meados do século XX. Fora de Jogo! é, assim, um programa para cinéfilos e fãs de futebol, e onde as emoções cinematográficas e futebolísticas se misturam.

O Rio Ave Futebol Clube associa-se a este programa especial, apoiando a exposição "Sport Grounds and Stadiums", do fotógrafo austríaco Josef Dabernig. Esta exposição apresenta a visão do artista sobre o tema: um olhar rigoroso e cinematográfico as também niilista e até austero, incluindo fotografias de estádios de futebol, que coleciona pelo mundo fora há quase uma década. A apresentar pela primeira vez em Portugal, Josef Dabernig chega a Vila do Conde para adicionar o estádio do Rio Ave FC à sua coleção, patente no Teatro Municipal durante o Curtas Vila do conde.

O 22º Curtas Vila do Conde é também marcado pela retrospetiva In Focus da americana Kelly Reichardt. A cineasta é produto de uma longa linhagem de autores independentes, como Gus Van Sant (que esteve em Vila do Conde em 1995) ou Todd Haynes, e os seus filmes têm sido recebidos com grande entusiasmo crítico. O Festival irá exibir todas as suas longas-metragens, desde o inicial "River of Grass" (1994), até ao seu último e aclamado filme, "Night Moves" (2013), que o Curtas projeta em ante-estreia nacional (e que é protagonizado pelos atores Jesse Eisenberg e Dakota Fanning). Kelly Reichardt é autora de um cinema minimalista, onde os gestos quotidianos revelam o estado atual da sociedade americana (ver detalhes no destacável das páginas centrais).

O Curtas Vila do Conde não seria um dos grandes festivais de curta-metragem sem as suas sessões competitivas. Em 2014, prometemos mais um conjunto dos melhores filmes do último ano, nas diferentes competições: internacional – onde é projetado o melhor do cinema contemporâneo; nacional – onde o cinema português tem o seu principal radar anual; experimental, vídeos musicais (este ano de regresso num novo formato), Curtinhas (filmes para crianças), e Take One! (filmes de escola). Ocupando o palco central das noites do Festival, estas sessões prometem uma diversidade surpreendente de propostas cinematográficas.

Claro que o Festival não seria o mesmo sem os seus espetáculos de música ao vivo e cinema. Em Stereo, teremos várias propostas, como as já citadas do programa Fora de Jogo! Adicionam-se a estas, duas outras que já se tornaram habituais: a exibição de filmes clássicos (num gesto cinéfilo de descoberta do cinema mudo) com bandas sonoras originais de bandas portuguesas. Este ano, Filho da Mãe e Jibóia musicarão "In The Land of the Headhunters" (1914), de Edward S. Curtis; os peixe : avião tratam musicalmente o clássico francês, "Ménilmontant" (1924), de Dimitri Kirsanoff.

Ainda presentes no Festival, o Take One! e o Curtinhas prometem dedicar-se ao público do futuro. O Take One! exibirá os melhores filmes de escola, mostrando a nova geração de cineastas. O Curtinhas mantém a sua presença junto dos mais novos com sessões de cinema para diferentes idades e ainda oficinas dedicadas a uma aprendizagem lúdica do cinema. Também as habituais secções de Panorama – Português e Europeu – exibirão curtas-metragens de produção recente.

Aos 22 anos, o Curtas Vila do Conde é um festival que se mantém atento ao que se passa no mundo, olhando para o futebol como uma marca cultural da sociedade contemporânea. Nada melhor do que juntar a arte cinematográfica com a arte do futebol: ambas nos permitem um sobressalto emocional. Para quem não gosta de futebol, o programa do Festival é, de novo, diversificado, proporcionando aos seus espectadores fiéis mais uma edição de excelência.

De 5 a 13 de julho, Vila do Conde é a sala de cinema do país! Sabe mais em: www.curtas.pt 

{module Always On}

{module Pub}