O VIH/sida no cinema, as migrações e moda são temas em destaque nesta 22.ª edição, «porventura uma das mais comprometidas socialmente, politicamente, mas também culturalmente, da sua história», frisa a organização.

Dos 32 países presentes, os EUA são o mais representado, com 27 filmes, presentes sobretudo no programa "O vírus-cinema: cinema queer e VIH/sida". Segue-se o Brasil, com uma expressiva presença de 15 filmes; a França com 14 e o Reino Unido com 10 filmes. Um total de 8 filmes compõem a presença portuguesa no Festival. O Queer Lisboa 22 é financiado pela Câmara Municipal de Lisboa / EGEAC, pelo ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, e um conjunto de outros apoios públicos e privados, de entre os quais a ViiV Healthcare e a Absolut. 

Na presente edição, temas como as migrações, drogas, diferentes expressões religiosas, o pós-porno, ou problemáticas específicas ligadas aos indivíduos intersexo, transgéneros, ou as novas realidades virtuais, dominam as competições do Queer Lisboa 22, a par dos temas sempre clássicos da descoberta da sexualidade, do feminismo ou das revisitações de figuras e acontecimentos históricos da cultura queer.

Consulta toda a programação aqui.