O estudo revela que em 2013 foram criadas mais de 35 mil novas empresas a nível nacional, mais 12,8% do que no ano anterior. Neste processo, estiveram envolvidos mais de 46 mil empreendedores.

De acordo com a consultora Informa D&B, os setores que registam uma maior percentagem de empreendedores são os negócios orientados para o consumidor final com 44,9%,  o setor da transformação com 26,2% e o serviço orientado ao cliente organizacional com 23,8%.

O Norte do país é a região que tem vindo a registar mais empresas com 12 720 constituições, ou seja, 36% do total e um crescimento de 14% face ao período homólogo anterior.

A região de Lisboa foi a segunda a registar um maior número de empresas criadas, com 11 327, enquanto que no Centro do país foram constituídos 6 183 novos negócios.

Na sequência do seu projeto pedagógico, a UPT reformulou os planos de estudo de todas as suas licenciaturas, de modo a incluir a unidade curricular de Empreendedorismo no 3.º ano.

“Apesar dos dados ligados ao setor do empreendedorismo serem muito positivos, enquanto entidade formadora não podemos esquecer os principais desafios que se colocam ao nosso país, por isso, pretendemos promover o empreendedorismo como veículo fundamental para criar riqueza, reforçar a internacionalização, valorizar o conhecimento produzido nas universidades e aumentar a competitividade e produtividade da nossa economia”, afirma Alfredo Marques, Reitor da UPT.

{module Always On}

{module Pub}