Esta iniciativa permite que 60 jovens apresentem as suas ideias de negócio e que as desenvolvam, em equipa.

Durante o Startup Weekend Covilhã, as equipas serão acompanhadas por mentores, ou seja, profissionais das mais diversas áreas, desde o design, gestão, à programação informática. O papel dos mentores é aconselhar os futuros empreendedores em relação aos principais aspetos a ter em consideração para a conceção e desenvolvimento das suas startups.

No primeiro dia do evento, os participantes terão a oportunidade de apresentar, em 60 segundos, a sua ideia de negócio e obter feedback dos seus pares. Todas as ideias serão sujeitas a votação pelos próprios participantes. Após serem conhecidas as melhores ideias, as equipas serão constituídas e dar- se-á início ao brainstorming, bem como à definição do plano de trabalho para os dois dias seguintes.

No segundo dia da Startup Weekend Covilhã, as equipas vão trabalhar exaustivamente nas suas ideias, com o apoio dos seus mentores.

No último dia (24 de novembro), pelas 16h, os participantes apresentarão o resultado dos seus trabalhos perante um painel de especialistas das mais diferentes áreas. Entre o júri encontra-se o Prof. José Epifánio da Franca - CEO da Portugal Ventures, o Dr. Alexandre Santos, responsável pelo Bluestart (programa de apoio a startups da PT) e o Vice-Reitor da UBI (Universidade da Beira Interior), Prof. Marques Cardoso.

As ideias vencedoras serão premiadas com produtos/serviços relevantes, capazes de dar continuidade às startups iniciadas no evento.

Saiba mais sobre a Startup Weekend Covilhã:

O Startup Weekend Covilhã é organizado pela I-START (Associação para a Promoção do Empreendedorismo, Inovação e Startup's) e além disso, é uma iniciativa integrada na Semana Global do Empreendedorismo, na Semana Europeia das PME e na European Business Angel Week.