A novidade nesta edição foi a atribuição de prémios às Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo foi possibilitar que as IES pudessem mostrar o trabalho desenvolvido pelos estudantes voluntários nos seus projetos.

O projeto de voluntariado sem fins lucrativos foi criado na UTAD em 2015. Os principais objetivos da Bolsa de Voluntariado Universitário visam sensibilizar para a responsabilidade social para a formação e enriquecimento pessoal dos participantes e para a integração em projetos ou atividades da universidade e das instituições parceiras do projeto.

Atualmente a bolsa de voluntariado da UTAD envolve aproximadamente 250 voluntários que desenvolvem cerca de 22 atividades anuais dentro e fora da UTAD, nomeadamente nas áreas sociais, ambiente, saúde, angariação de fundos, inclusão social, organização de eventos e logística, trabalho com animais, divulgação da imagem e à população em geral.

Entre os finalistas ao Prémio de Voluntariado Universitário esteve também um projeto de um grupo de estudantes do doutoramento de desenvolvimento sociedades e territórios da UTAD. O projeto "Gerações Unidas" tem por missão "proporcionar [aos idosos] momentos de companhia, conversa, conforto e ajudar nas tarefas mais básicas, como as compras diárias, a ministração de medicação, o acompanhamento a consultas ou deslocações à farmácia", foi agraciado com uma menção honrosa e a atribuição de um mentor do Santander para ajudar a implementar o projeto. A este Prémio, este grupo de estudantes apresentou no total três projetos, através da Associação Growgreen Food que visa a promoção e desenvolvimento de projetos a atividades nas áreas da agricultura, ambiente, alimentação e economia social.

A 3ª Edição do Prémio de Voluntariado Universitário (PVU) Santander Universidades, recebeu um total de 57 candidaturas de 16 distritos do País. Os projetos apresentados pelos 10 finalistas têm áreas de intervenção em idosos em situação de risco, crianças e jovens, famílias carenciadas, mulheres refugiadas, instituições do terceiro setor e à população em geral, incluindo temas corno a Saúde, Inclusão Social, Educação, Promoção do Voluntariado e Apoio Alimentar aos mais carenciados.

 

{module PUB_2}

{module ALWAYS_ON_2}