21 885 47 30 | geral@forum.pt

A ELSA (European Law Students’ Association) Coimbra organiza, entre os dias 21 e 28 de julho, a terceira edição da Summer ELSA Law School (SELS), no âmbito dos Direitos Humanos.

A ELSA (The European Law Students’ Association) é uma associação de estudantes de Direito fundada em 1981 em Viena por um grupo de quatro estudantes, divididos pelo muro de Berlim, mas unidos pelo estudo do Direito. Desde então, a associação cresceu, alargando exponencialmente a sua atividade, estando neste momento representada em 375 universidades e contando com mais de 50 mil associados espalhados por 42 países do velho continente. É também membro observador da ONU e do Conselho da Europa, sendo considerada a associação de estudantes independente maior do mundo.

Em Portugal, a ELSA conta com 9 grupos locais e mais de 500 associados. Entre outras atividades, visa potenciar a capacidade profissional dos futuros juristas e fomentar a intercomplementaridade dos vários sistemas legais, num espírito de cooperação científica. Esta SELS, que decorrerá na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, conta com a participação de cerca de 40 estudantes de Direito de 13 nacionalidades diferentes, desde Espanha até à Arménia, passando por Itália, Áustria, Bélgica, Suécia, Turquia, entre outros. Tendo, tradicionalmente, como tema-base os Direitos Humanos, este ano a Comissão Organizadora do curso procurou inovar, razão pela qual ao longo da semana, os estudantes assistirão a conferências sobre assuntos da atualidade, como os Direitos dos Media, Populismo e Refugiados.

"A ELSA Coimbra orgulha-se de poder contar nesta SELS 2019 com um painel de oradores de excelência, como o Dr. José Miguel Júdice, o Doutor Diogo Feio e a Professora Doutora Maria Lúcia Amaral, Provedora da Justiça, para além de alguns prestigiados professores da Universidade de Coimbra, entre outros oradores de instituições de revelo nas temáticas em causa, como o IGC (Ius Gentium Conimbrigae - Centro de Direitos Humanos)", frisam os seus mentores.

Este curso de verão conta com a supervisão científica da Professora Doutora Suzana Tavares da Silva. A par da componente científica, estão previstas atividades sociais e culturais, como visitas aos vários pontos de interesse da cidade, uma noite de fados, um Baile de Gala e uma tarde na praia da Figueira da Foz, para que os participantes estrangeiros fiquem a conhecer a riqueza de Coimbra e tenham também a oportunidade de criar laços entre si, promotores de maior coesão e entendimento humano em prol do Direito.

Pub IPPortalegre
Pub ENEGI2019
Pub FCH_2019
Últimas - Estudantes
Estudantes
19 Agosto 2019

A eduroam atingiu, em 2019, o máximo da sua cobertura, chegando agora a 101 países. Em 2003, tudo começou com um projeto de seis países, onde se incluía Portugal. Sabe tudo sobre esta rede que, em Portugal, é gerida pela Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Estudantes
24 Julho 2019

Uma escola secundária de Taiwan defende a ideia de uniformes sem género. A novidade é válida para 2 mil alunos a partir do próximo ano letivo.

Estudantes
24 Julho 2019

Pedro Rocha, do 1.º ano do Curso Técnico Superior Profissional de Design de Calçado, venceu o concurso “Free Your Mind”, organizado pela empresa Vapesol.