O programa visa desenvolver competências de empreendedorismo nos estudantes de mestrado e doutoramento de qualquer universidade ou instituto do país. Os participantes vão ter acesso a  ferramentas para criar soluções inovadoras, validar modelos de negócio e tornar projetos de investigação em negócios bem-sucedidos.

A formação tem um total de 62 horas, incluindo 12 workshops e um Demo Day. Os participantes vão aprender as melhores práticas de negócio com fundadores de startups e conhecer as novas tendências que estão a emergir do mercado com especilistas da área

Após os workshops “hands-on”, da mentoria, análise de mercado e treino de pitch, as equipas participantes irão apresentar as soluções desenvolvidas no Demo Day, um evento aberto a investidores e membros da comunidade empreendedora. 

A inovação surge, muitas vezes, em contexto académico, mas ainda faltam ferramentas que impulsionem os investigadores a criarem empresas. Queremos alterar este paradigma, para que as investigações surjam já com uma abordagem de mercado", afirma a diretora executiva da UPTEC, Maria Oliveira. 

Para participar no programa não é necessário ter uma ideia de negócio. Os projetos podem atuar em qualquer área do conhecimento, desde Transformação Digital e TIC, Indústrias Criativas e Culturais, Biotecnologia e Ciências da Vida.

Os vencedores terão acesso a prémios monetários, cujo valor varia entre os 2500 euros (1.º lugar), 1500 euros (2.º lugar) e 500 euros (3.º lugar), e quatro meses de incubação gratuita em cowork na UPTEC.

Ainda neste campo, os vencedores que sejam estudantes ou investigadores com ligação à Universidade do Porto vão ter a oportunidade de participar gratuitamente na European Innovation Academy.

A Escola de Startups para Investigadores irá aceitar até 12 equipas, num máximo de 60 participantes. A iniciativa decorre de 24 de fevereiro a 5 de julho e acontecerá, maioritariamente, em formato presencial, na UPTEC.

As candidaturas são totalmente gratuitas e decorrem até ao dia 12 de fevereiro.