No total, 25 estudantes do ensino superior terão a oportunidade de obter formação académica. As candidatuas às bolsa de mérito e de estudo estão abertas até dia 26 de setembro.

O objetivo, explica a ADT, em comunicado, passa por "ajudar estudantes com dificuldades económicas e idades até aos 25 anos, a prosseguir os seus estudos no ensino superior". Ao longo dos últimos anos, 127 alunos já beneficiaram desta iniciativa.

As bolsas de estudo Duarte Tarré destinam-se a alunos que frequentam ou pretendem frequentar licenciaturas, mestrados ou doutoramentos. Todos os anos, a ADT garante 25 bolsas no valor de 1050 euros/cada. Podem candidatar-se a estas 25 bolsas de estudo alunos com uma média superior a 14 valores e que apresentem dificuldades económicas. 

Manuel Tarré fundou a ADT - Associação Duarte Tarré - em memória do seu filho Duarte, estudante no 3º ano no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), que perdeu a vida em 2011. Neste sentido, todos os anos Manuel Tarré doa, a título pessoal, através da ADT, o valor total para a atribuição das bolsas.