Quando chegar a hora do teu exame, não queres ter surpresas desagradáveis e dar pela falta de material para realizar a prova. Fica já com uma lista do material que vais precisar e daquele que será proibido levares.

Se continuas a querer garantir a melhor preparação para os Exames Nacionais, a Leya Educação tem uma coleção de livros que te poderão apoiar na preparação para o Exames Nacionai s que podes consultar.


#1 Esferográfica azul ou preta

pen and notebook 1119792


Pelo sim, pelo não leva duas esferográficas da mesma cor, caso uma falhe. Tenta fazer uma letra legível, porque podem ser descontados valores, caso o professor não entenda o que escreveste. Em disciplinas como matemática podes usar lápis nas contruções que envolvam material de desenho, mas deves sempre passar o resultado final a esferográfica.

 

#2 Garrafa de água, sem rótulo

clear disposable bottle on black surface 1000084


É normal que tenhas sede ao longo do exame. Podes levar uma garrafa de água, mas tira o rótulo para não teres problemas. A estratégia copianço-no-interior-do-rótulo pode parecer criativa, mas já é quase tão antiga como escrever nas palmas da mão.

 



Itens Proibidos!
Corretor, Telemóvel ou Relógio com sistema de comunicação remoto.



#3 Calculadora, se o exame permitir

black calculator near ballpoint pen on white printed paper 53621


Existem disciplinas em que é permitido o uso de calculadora. Deves consultar o site do IAVE e ver o material necessário na prova pretendida. De qualquer forma, poderás sempre tirar essa dúvida com o professor da disciplina.



#4 Dicionário, no caso de línguas estrangeiras

selective photo of photography 880776


Esta é uma adição tão específica como a calculadora. Os dicionários só são permitidos para exames de línguas estrangeiras. O IAVE explica que só é permitida a sua utilização nas situações previstas nas Informações-Prova e no Regulamento das Provas e Exames do Ensino Básico e Secundário, da responsabilidade do Júri Nacional de Exames.