Enquanto estudantes que somos, habituados a rotinas preenchidas, vemo-nos obrigados a permanecer em casa, na incerteza de quando tudo vai passar. A desmotivação é cada vez maior, os trabalhos enviados pelos professores começam a acumular e a única vontade que temos é ver séries e ficar no sofá.

No entanto, "preguiçar" não é a melhor forma de passar esta quarentena. Por isso, venho deixar-vos algumas ideias e sugestões para que estas semanas passem a voar.


Antes de mais, penso que será fundamental organizar o nosso tempo em isolamento. Dividam as diferentes partes do dia pelas tarefas que têm de realizar (não se esqueçam de incluir momentos de lazer, como ver um filme ou um episódio de uma série). Por outro lado, Façam atividades que vos dão prazer, seja pintar, desenhar, dançar...

 

woman lying on area rug reading books 2899918


Neste contexto de isolamento, penso que os pequenos detalhes poderão fazer toda a diferença. Aproveitem, por exemplo, para organizar o armário da roupa: selecionem aquelas peças que já não vos servem ou simplesmente não usam e escolham o destino que lhes querem dar – seja vender em locais como o Marketplace, para que tenham uma nova vida, ou guardá-las para, posteriormente, doar a quem mais necessita.


Alimentação e exercício

O nosso bem-estar vai sempre depender do que comemos. A quarentena é um bom período para dedicar algum tempo a cuidar a nossa alimentação. Será também importante complementar este cuidado com exercício físico:  para além de ajudar a aliviar o stress, melhora o sistema imunitário.

Existem várias entidades e personalidades que, nestes tempos difíceis, se disponibilizaram para ajudarem a população a exercitar, de forma totalmente gratuita. Poderás procurar os instagrammers ou youtubers que mais se adequam ao teu ritmo e estilo de atividade física e juntares-te a eles (em direto ou diferido).


«Neste momento difícil, não percam o contacto com amigos: liguem-lhes, enviem mensagens, façam debates sobre os filmes que viram, sobre trabalhos da escola/faculdade ou sobre os livros que leram [...]»


 

Neste momento difícil, não percam o contacto com amigos: liguem-lhes, enviem mensagens, façam debates sobre os filmes que viram, sobre trabalhos da escola/faculdade ou sobre os livros que leram. Leiam! Ler é uma das melhores formas de nos cultivarmos e estimularmos a nossa imaginação e criatividade, num contexto em que elas são muito importantes. Todos temos alguns livros perdidos pela casa, é uma boa ocasião para os conhecermos.

Acho importante ter em conta um último ponto: estudem para os exames. Apesar da situação de isolamento em que nos encontramos, as coisas vão voltar ao normal e, por isso, é fundamental que o estudo não fique em atraso. Pelo meio, criem memórias com a família que se encontra em casa, apostando em desafios coletivos: façam jogos, puzzles, etc. Esta pode ser uma oportunidade para nos conhecermos (e entendermos) melhor.

 

aaga

 

Estas são algumas propostas de atividades que podem fazer, outras tantas há, basta apenas usarmos a nossa imaginação. O mais importante é permanecer em casa, respeitar e cumprir as indicações que foram e vão sendo dadas. Tudo vai ficar bem, resta-nos aguardar! Até lá, aproveita e passa no Instagram da @forumestudante, para verificar todas as novidades.

Inês Sousa tem 18 anos e é estudante do 12.º ano, na Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, em Santa Maria da Feira. Em 2019, juntou-se à rede de Embaixadores Forum Estudante.

 

 

Pin It