A EBEC (European BEST Engineering Competition) é uma competição de engenharia e tecnologia, com duração de 24 horas, organizada pelo BEST Porto. Esta competição visa incentivar a proatividade e o espírito crítico e competitivo dos estudantes proporcionando o seu desenvolvimento pessoal e intelectual. A EBEC Porto é a primeira de 3 fases deste projeto e realizar-se-á nos dias 16, 17 e 18 de março na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. 

A primeira fase de inscrições decorre de 25 a 27 de fevereiro, sendo direcionada a novos participantes: nesta fase aceitam-se inscrições individuais assim como equipas formadas por 3 ou 4 elementos que nunca participaram em nenhuma edição anterior da EBEC. A segunda fase de inscrições decorre a partir de dia 28 de fevereiro e está aberta a qualquer estudante das Faculdades de Engenharia e de Ciências da Universidade do Porto. Os interessados podem inscrever-se através do website do evento (ebec.bestporto.org) em equipa (4 elementos) ou individualmente sendo-lhe depois atribuída uma equipa.

A prova contará com cerca de 280 participantes sendo composta por duas categorias: Team Design - em que é proposto o desenvolvimento de um protótipo - e Case Study - que consiste no desenvolvimento de dois casos de estudo reais. Em ambas as modalidades todas as equipas serão
avaliadas por um júri que decidirá, segundo os critérios estipulados, quais as equipas vencedoras que prosseguirão para a próxima fase da competição, a fase nacional/regional, e levarão para casa um conjunto de prémios. As equipas vencedoras da segunda fase têm a oportunidade de ir representar a sua universidade a Turim, Itália, local onde se irá realizar este ano a última fase da EBEC.