Organizado pelo Instituto Politécnico de Viseu, o projeto decorre em dois momentos distintos, direcionados a diferentes públicos-alvo. Assim, a primeira semana do evento – de 2 a 6 de julho | Grupo I – destina-se aos participantes com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade, ou que os completem no ano civil em curso (nascidos em 2006, 2007 e 2008). A segunda semana – de 9 a 13 de julho | Grupo II – tem como destinatários os participantes com idade a partir dos 13 anos de idade, ou que os completem no ano civil em curso (nascidos em 2005). 

Durante cinco dias consecutivos, um dia em cada uma das também cinco escolas superiores do IPV, cada grupo de participantes usufrui de uma semana plena de atividades científico-pedagógicas em diferentes áreas do saber e muita diversão, mas também de cultivo e fomento de espírito de grupo, trabalho em equipa e sociabilização.

Vestindo a pele de "pequenos cientistas" e de "curiosos do saber", os participantes do "Ciência em Férias IPV 2018", vão aprender de forma divertida com as atividades a realizar em cada uma das escolas, as quais abrangem áreas e temáticas diversificadas. Fazem parte das propostas: "A Magia e a Matemática", "Projeto Performativo", "Vox pop júnior". "Programação e robótica", "Jornalista por um dia", "C'est les vacances!, "It's holiday time!", "¡Vacaciones!", "Oficina de edição de som e vídeo", "Jogos cooperativos/competitivos", Ateliês de Saúde que vão desde a "Educação para a cidadania", "Suporte básico de vida", "Saúde oral", "Recriar um hospital", "Movimento e barreiras arquitetónicas" até "Alimentação saudável". E, ainda, "Vamos proteger o planeta", "Maquetes de Montanha...", "Electric Mobility – the future!", "Física a brincar", "Jogar para aprender?", "À descoberta", "A biblioteca mexe contigo", "Do projeto ao objeto". "Agricultura biológica na estufa", "Passeio na Lagoa das Garças, "Convívio Canino", "Os alimentos no laboratório", "Parque Zootécnico" e "Jogos na Floresta", são outros dos 'afazeres' em que os participantes do evento estarão envolvidos. A culminar estará a viagem rumo à "Cidade dos Remédios", no último dia de cada uma das semanas do programa e que proporcionará, no seu global, atividades como sejam a "Visita ao Parque Biológico da Serra das Meadas", "Jogos Surpresa" e "Geocaching". Jogos desportivos e peddy-paper são outras das atividades lúdicas que vão entusiasmar os participantes.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 22 de junho, e são limitadas por ordem de registo a um número máximo de 70 participantes por cada um dos grupos etários. Os jovens participantes serão acompanhados durante todo o programa por professores, técnicos e alunos do IPV que os ajudarão nas diversas atividades. Os monitores asseguram ainda o cumprimento das regras de saúde, higiene e segurança. O evento tem um custo associado de 25€ por participante, valor que inclui almoços, a viagem de autocarro a Lamego, devidamente segurada, um seguro de acidentes pessoais (que cobre todas as atividades desenvolvidas durante os cinco dias de participação), e os materiais e equipamentos necessários ao desenvolvimento do programa das atividades. Os interessados em participar no V Ciência em Férias IPV 2018 terão de proceder à sua inscrição nos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viseu.