Depois de, durante todo o verão, ouvirmos falar do “novo normal”, percebemos agora que enfrentamos, neste regresso às aulas, o “novo novo normal” e que nos espera, daqui a uns tempos, o “novo novo já não tão novo normal”. O melhor remédio, para tempos de confusão e ansiedade, é conhecer o futuro. Contem comigo para essa missão. Aqui ficam as vossas previsões.

 

Balança (23 de setembro – 22 de outubro)

Um velho adágio diz que “o que os olhos não veem o coração não sente” – sabedoria de utilidade discutível quando se combate um inimigo microscópico. Os nativos de Balança, inspirados pela transladação rotativa de Orion no firmamento, vão ter tendência para questionar a chamada “sabedoria popular”, começando pelas implicações assustadoras do provérbio “a esperança é a última a morrer”.

 

Nunca esquecer o provérbio "o mais surdo é o que não quer ouvir". Ou coisa do género.

 

 

Escorpião (23 de outubro – 21 de novembro)

De acordo com os movimentos de Alpha Centauri (A e B) no firmamento, a música de verão dos nativos de Capricórnio foi a banda sonora do do evento “Astronomical” protagonizado por Travis Scott. A escolha é bastante adequada, não só pela ligação ao mundo das estrelas, mas também pelas horas de Fortnite investidas durante o verão.


Registo videográfico de Travis Scott num churrasco com amigos.

 

 

Sagitário (22 de novembro – 21 de dezembro)

Há alturas em que, quando analiso os astros, pasmo-me com a sua beleza. Nessas alturas, não consigo pensar noutra coisa que não na impossibilidade de poder olhar o encanto de uma luz que abandonou a sua estrela há tantos anos. Depois, lembro-me que tenho de fazer previsões. Os nativos de Sagitário vão ter um mês interessante no amor, no dinheiro e na saúde. Agora, se me permitem, vou voltar a olhar para as estrelas.

Calvin & Hobbes sentiram esta previsão tipo bué.

 

 

Capricórnio (22 de dezembro – 19 de janeiro)

O final do verão é, habitualmente, um tempo melancólico. A mudança de estação faz-nos sentir especialmente a passagem do tempo e é como se o outono fosse já uma espécie de inverno disfarçado. Os nativos e nativas de Capricórnio não serão imunes a esta carga nostálgica e vão usar, pelo menos duas vezes, o computador para ir à Internet. Tão 2012.


Jerry Seinfeld ilustra um tempo em que a Internet era um lugar a que se ia.



Aquário (20 de janeiro – 18 de fevereiro)

Entusiasmados como sempre pela utilização de material escolar acabado de comprar, os nativos e nativas de Aquário vão levar um estojo extremamente organizado no primeiro dia de aulas e, passados três dias, acabar a pedir uma caneta verde emprestada para apontar no braço a data do primeiro teste. Um clássico.

 

Entusiasmo visível de uma nativa de Aquário depois das compras de início de ano letivo.

 

 

Peixes (19 de fevereiro – 20 de março)

Este não foi um verão fácil para os nativos e nativas de Peixes, depois de serem obrigados e obrigadas a lidar com a desilusão de ver o seu estilo de verão impactado pelo azul cirúrgico da máscara. Em resposta, no início deste ano letivo, muitos e muitas vão escolher ir para as aulas de bata hospitalar, “só para combinar”.

Nativos de Peixes à saída do pavilhão da escola.

 

Carneiro (21 de março – 19 de abril)

Por vezes, pergunto-me se alguém lerá estas previsões. Não que eu seja iludido quanto à importância que as minhas leituras têm no mundo. Afinal de contas, as pessoas buscam o futuro na terra e não nas estrelas. Mas, se a minha ligação especial às energias do campo astral termina em si mesma, não posso de o deixar de sentir como um desperdício. Quanto aos nativos e nativas de Carneiro, as estrelas mostram uma tendência para a crise existencial.

 

Keanu Reeves filosofa com veemência, enquanto mostra não ser, afinal, imortal.



Touro (20 de abril – 20 de maio)

A posição de Sirius é clara. Advinha-se um período de frustração resultante de um cenário indefinido.


Conhecido nativo de Touro, Colin Farrell reage à acusação de que o seu único filme aceitável é In Bruges (2008)

 


Gémeos (21 de maio – 20 de junho)

A posição de Marte é pouco clara, mas permite uma conclusão difusa. Os nativos e nativas de gémeos vão ter uma digestão difícil, por volta das 13h44 do dia 4 de outubro, depois de comer uma salada de espargos e quinoa.

 

O momento em que o nativo de Gémeos se apercebe que a quinoa vai dar luta.



Caranguejo (21 de junho – 22 de julho)

Depois de umas férias relaxantes e revigorantes, os nativos e nativas de Caranguejo mal podem esperar pelos próximos 11 meses marcados pelo pensamento “as férias de verão nunca mais chegam”. Por isso e por sentir a chuva entrar nas botas, depois de pisar uma poça. E por voltar a utilizar a ironia.


Apreciador de uma boa ironia, Bender Bending Rodríguez aprova esta mensagem.

 

Leão (23 de julho – 22 de agosto)

Os nativos e nativas de Leão não se importam de cumprir todas as regras de segurança. Manter o distanciamento é uma tarefa por vezes difícil, mas obrigatória. Desinfetar as mãos com regularidade não é – nem nunca foi – um problema. Aquilo que já não suportam mesmo é ter os fones enrolados nos elásticos da máscara.


Ilustração utópica (animação 3D) de um cenário irrealista de máscara + phones.



Virgem (23 de agosto – 22 de setembro)

Naquele que é um regresso às aulas inédito, por todas as medidas e constrangimentos que o envolvem, nada mais normal do que sentir tensão e ansiedade. Uma parte significativa das constelações está contra a utilização da expressão “Vai ficar tudo bem” (a Ursa Maior diz que é condescendente e a Menor que é uma infantilização). Mas grande parte das estrelas está de acordo – se cumprirmos as regras, tudo ficará mais fácil.