Das quatro letras que compõem a expressão MOOC (Massive Open Online Courses), o gestor da Plataforma NAU, Rui Ribeiro, escolheu concentrar a sua apresentação no "M". "Ser massivo é a característica que mais nos interessa num curso online", destacou, aludindo ao potencial globalizante desta modalidade educativa e à consequente divulgação das instituições de ensino superior.

Durante o ano de 2019, mais de 110 milhões de estudantes frequentaram Cursos Massivos e Abertos Online (MOOCs), um aumento de 10% face ao ano anterior. Um número que, destaca o gestor do projeto NAU, crescerá muito no futuro. "Existem sete mil milhões de pessoas na Terra", recordou.

 

Nau MG 4059

 

Transversal a diversos ministérios, a Plataforma NAU é a iniciativa nacional para o desenvolvimento de ações de formação “para um maior número de funcionários e cidadãos”, garantindo “maior qualidade, maior frequência e menores custos”, pode ler-se no site da plataforma.

A plataforma resulta da parceria entre Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Direção-Geral de Educação (DGE), Direção-Geral de Saúde (DGS), INA – Direção-Geral da Qualificação dos trabalhadores em Funções Públicas, IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e Secretaria-Geral da Educação e Ciência.

 



"Faz sentido, numa plataforma que se pretende massiva,
trazer as entidades todas para este ponto [de encontro]"

Rui Ribeiro, Gestor da Plataforma NAU


 

 

Sempre a Aprender

Sob o lema "Sempre a Aprender", a plataforma NAU inlcui, para já, 11 formações online, ministradas por 7 instituições, sendo que o número de inscritos já ultrapassou o marco dos 50 mil. Números que, garante Rui Ribeiro, deverão aumentar a curto-prazo. "Faz sentido, numa plataforma que se pretende massiva, trazer as entidades todas para este ponto [de encontro]", explicou.

O painel conduzido por Rui Ribeiro incluiu ainda um desafio colocado aos participantes do G-icom. O objetivo, explicou Rui Ribeiro, passou por determinar os objetivos, o público-alvo, o orçamento, as etapas a cumprir, os riscos e a aferição do sucesso na dinamização de um MOOC nesta plataforma. 

 

 MG 4093Nau MG 4079