O meu ingresso no IEFP surgiu no momento em que fiquei desempregado, depois de terminar o meu percurso na Marinha
de Guerra Portuguesa onde exercia a função de cozinheiro. Foi então que surgiu a oportunidade de completar o 12.º ano e complementar com outro curso de cozinha. 

Acendia-se novamente uma luz ao fundo do túnel. Ao início, pensei em desistir várias vezes – eram muitas aulas teóricas e poucas práticas. O sítio onde tínhamos aulas era muito distante do IEFP da Cruz de Pau e era mais um esforço adicional. Os meus professores e a direção nunca me deixaram desistir, dizendo que a situação era temporária e alertando-me que o primeiro ano era sempre o mais “chato” mas que a partir daí iria ter mais aulas práticas e os estágios em si me iriam enriquecer muito.




«As amizades que ficaram, tanto com colegas de turma e hoje em dia alguns de profissão, bem como de professores, foram outras das coisas boas que o IEFP me deu»
Mário Ribeiro




Assim foi. A partir daí as aulas praticas começaram a ser regulares, o IEFP disponibilizava tudo o que precisávamos para ter uma formação capacitada para, quando fossemos para estágio, irmos preparados. Fiz o meu primeiro estágio no Hotel Radisson Blu e os dois últimos no Hotel Ritz Four Seasons. 

Foram dois anos e meio difíceis em alguns momentos, mas concluí com sucesso o curso e foi uma rampa de lançamento gigante. As amizades que ficaram, tanto com colegas de turma e hoje em dia alguns de profissão, bem como de professores, foram também outras coisas boas que o IEFP me deu.

 

Mário 31

 

 No meu percurso, já como profissional, passei pelo Hotel Ritz, Hotel Marriott, Bairro Alto Hotel, Restaurante Duplex, Scenic Luxury&Cruises (entre outros). Por último, atingi o patamar mais alto da minha carreira como Chef executivo dos Hotéis Fenix em Lisboa, o local onde exerci funções de Outubro 2018 até Julho 2020. Cresci muito neste curto espaço de tempo e, em parte, devo muito ao IEFP, a todos os formadores e envolvidos, pela oportunidade que me disponibilizou para eu poder ter dado seguimento à minha carreira.

A mensagem que quero deixar a todos os alunos, e não só, é que nunca desistam daquilo que acreditam e nutrem paixão. É necessário muito trabalho, sacrifício, paixão e dedicação. Mas quando se juntam estes fatores as coisas aparecem naturalmente. Um bem haja a todos!


No espaço InFormando trazemos-te os testemunhos de quem sente que a formação profissional mudou a sua vida para melhor. Em cada edição da Forum, partilhamos contigo a história de quem
passou pelos Centros de Formação Profissional, para que conheças o impacto da formação.