Encoding reward and aversion in the mammalian brain: the overlooked role of endogenous opioids é o nome do projeto da investigadora Ana João Rodrigues, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho. O objetivo, explica este instituto, em comunicado, passa por "perceber de que forma o cérebro codifica o prazer e a aversão", de forma a, a longo prazo, "compreender os mecanismos ligados a doenças mentais, como a depressão e a adição".

“Desde que acordamos somos inundados com informação e o nosso cérebro evolui a filtrar e a focar-se em estímulos que são emocionalmente relevantes, atribuindo-lhes valências", explica Ana João Rodrigues. Este projeto, explica a investigadora, "tenta perceber a forma como o nosso cérebro codifica o prazer e a aversão, como algo positivo e algo negativo, com o objetivo de compreender o que está na base de algumas decisões que tomamos".

 

 

"Em algumas doenças, como a depressão e a adição, os indivíduos têm défices neste sistema que codifica o prazer e a aversão. Ao compreendermos como isto acontece, do ponto de vista fisiológico, é possível perceber o que acontece quando está disfuncional”, acrescenta Ana João Rodrigues

O projeto conta com o financiamento de 500 mil euros do Programa Health Research 2020, da Fundação “la Caixa”. A verba vai permitir a compra de equipamento que permite a avaliação de atividade dos neurónios, revela a mesma fonte.