O projeto PsiQuaren10, da autoria do ISPA – Instituto Universitário, procura avaliar o impacto psicossocial da quarentena nos portugueses. Em nota de imprensa enviada às redações, o ISPA esclarece que este é um estudo evolutivo, com a apresentação de resultados semanais.

O estudo, desenvolvido online, tem por objetivo identificar as necessidades e preocupações dos portugueses para melhor ir ao seu encontro. Os resultados desta segunda semana da quarentena revelam que, até agora, 55% dos participantes sentem-se preocupados com o futuro da atividade profissional. O desemprego é a situação mais reportada, seguida de preocupações financeiras.

As três preocupações atuais mais identificadas são: a saúde (contágio, exposição e evolução negativa da doença), o desemprego e a crise financeira. Ao nível do impacto psicossocial, 58% dos inquiridos sente que a quarentena perturbou muito as suas rotinas; 35% sente que tem perturbado muito o seu sono e 16% sente que necessita de apoio psicológico para lidar com a quarentena.

 

 

Já relativamente à dimensão emocional, 51% sentem-se muito ansiosos, 37% sentem-se exaustos; 35% sentem-se irritados e 28% sentem-se muito deprimidos.

O projeto PsiQuaren10 ganhou forma nas redes sociais (Facebook e Instagram). "Com esta iniciativa pretende-se fazer uma intervenção psicossocial de curta duração, num momento de crise, promovendo o bem- estar durante e após a quarentena por Covid-19", explica o ISPA.