Foi na praia da Saúde, em Setúbal, que começou o segundo dia de IPStartupWeekLive. Junto ao areal, uma das estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal recebeu a equipa de reportagem da Forum. "Temos muita sorte em poder estar perto do mar, é óptimo para desanuviar", contou Margarida, contando que, habitualmente, os estudantes do Politécnico de Setúbal se deslocam até às praias de Setúbal ou da Arrábida depois das aulas: "Nem toda a gente pode dizer que estuda numa cidade tão tranquila e tanta coisa para oferecer, que nos oferece tudo o que necessitamos". A proximidade e acessbilidade a Lisboa e o custo de vida menos elevado foram também destacados como mais-valias à disposição dos estudantes do IPS.

 

 

A viagem pelo interior da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal continuou pela hora de almoço, com uma passagem pelo refeitório desta escola. Para além de um espaço onde os alunos podem encontrar pratos variados a preços acessíveis, a estudante que acompanhou a visita da equipa da Forum destacou o "espaço amplo, com muitas mesas e muita luz" que acaba por oferecer boas condições para o estudo. "Tanto com colegas, em trabalhos de grupo, ou sozinha, este acaba por ser um espaço ideal [para estudar]", contou Mariana.

 

 

A visita guiada pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal continuou por um dos vários espaços laboratoriais desta escola: a Oficina Lu Ban. O responsável por este espaço, o professor José Lucas, descreveu esta estrutura como "multidisciplinar, com vários processos industriais", sendo composta por um conjunto de equipamentos interligados em rede "numa perspetiva de Indústria 4.0". A oficina, explicou o docente, assenta no encontro em várias disciplinas ligadas à robótica, automação ou instrumentação, sendo "um laboratório único no mundo". Resultante de uma parceria com o Governo de Tianjin, a Oficina Lu Ban da ESTS é, até à data, a única estrutura deste projeto global existente na Europa.

Ainda neste espaço, foi possível falar com alguns alunos sobre o seu estágio, que está a ser realizado neste espaço. "Utilizamos este laboratório desde o primeiro ano", contou um dos estudantes, que destacou o encontro entre a prática e teoria possibilitado pelo Politécnico de Setúbal. 

 

 

A IPStartupWeekLive continuou à descoberta dos espaços da ESTSetúbal, com uma passagem pelo Innovation Lab, onde o responsável por este espaço, Ricardo Cláudio, explicou que este laboratório está orientado para o desenvolvimento de protótipos através de Impressão 3D, CNC, eletrónica, entre outras ferramentas colocadas à disposição dos estudantes. "Todos os alunos do IPS podem utilizar este espaço, sendo que os cursos nas áreas da tecnologia e engenharia acabam por usufruir mais", explicou o docente, destacando que a componente do ensino prático do IPS se concretiza através dos seus mais de 50 espaços laboratoriais. 

A visita à Innovation Lab continuou com a demonstração prática de um dos estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, do Mestrado em Engenharia de Produção. "O ensino na ESTSetúbal tem uma boa dose de prática e teoria, o que é bom, o que nos permite aplicar nos laboratórios o que se aprendeu nas aulas teóricas", realçou António, garantindo que, por essa razão, sente que segue com "mais conhecimentos e melhor preparado para o mercado de trabalho".

 

 

O último direto foi feito a partir da Casa do Largo, um espaço que Matilde descreveu como sendo "um espaço aberto aos jovens", indicado para "descontrair um pouco depois das aulas". Num passeio pelo centro da cidade, a estudante do Politécnico de Setúbal falou um pouco do ambiente académico vivido e destacou alguns eventos realizados na Casa do Largo, como workshops, sessões de stand-up comedy ou exposições. Sobre a sua experiência, Matilde explicou que "viu no IPS uma excelente opção para estudar Engenharia Mecânica", recomendando a escolha como "uma excelente opção", seja pelas infraestruturas, a qualidade do ensino e a envolvência da cidade. "Todo o conjunto é muito recomendável a todos", concluiu.

 

 

A academia digital IPStartupWeekLive vai continuar a dar-te a conhecer por dentro as várias escolas superiores do Politécnico de Setúbal. Ao longo dos próximos dias, será a vez da Escola Superior de Educação (28 de julho), Escola Superior de Ciências Empresariais (29 de julho) e Escola Superior de Saúde (30 de julho) abrirem as portas à equipa de reportagem da Forum.

 


Calendário IPStartupWeek 2021
  Escola Superior de Tecnologia do Barreiro | 26 de julho
  Escola Superior de Tecnologia de Setúbal | 27 de julho
  Escola Superior de Educação | 28 de julho
  Escola Superior de Ciências Empresariais | 29 de julho
  Escola Superior de Saúde | 30 de julho


 

Para além de poderes acompanhar a reportagem em direto no IPS, tens ainda possibilidade de participar nas várias sessões online que, todos os dias, servem para esclarecer dúvidas sobre acesso ao ensino superior e sobre a oferta formativa do Politécnico de Setúbal a todos os interessados. Podes encontrar os links para estas sessões realizadas através da plataforma Zoom aqui

No final de cada dia desta academia digital, tens ainda a oportunidade de participar em quizzes sobre os temas e as instituições de ensino superior abordados. O ou a participante que obtiver mais respostas corretas, no final da semana, vencerá 100€ em vale FNAC. Podes encontrar o segundo quiz desta academia digital (relativo à ESTSetúbal) aqui.