Durante esta semana, até dia 30 de julho, a IPStartupWeekLive dá-te oportunidade de conhecer por dentro o mundo do Ensino Superior, ficando a saber mais sobre os cursos, projetos e experiências de estudantes do Politécnico de Setúbal. Podes participar através de quizzes e sessões online (plataforma Zoom), bem como acompanhando os diretos da Forum Estudante no Facebook e Instagram.

A primeira paragem neste roteiro pelo interior do Politécnico de Setúbal fez-se no Barreiro, mais concretamente, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro), uma das unidades orgânicas do IPS. Durante o dia de hoje, esta escola recebeu a equipa de reportagem da Forum, numa visita guiada pelos estudante locais que passou por vários laboratórios desta unidade orgânica do IPS, dando a conhecer, cursos, projetos e a experiência dos estudantes locais.

 

A IPStartupWeekLive começa hoje e vai dar-te a conhecer o Politécnico de Setúbal


De 26 a 30 de julho, entra no mundo do Instuituto Politécnico de Setúbal (IPS) com direto, quizzes e sessões online. Bem-vindos à IPStartupWeek.


 

 

A receção à equipa da Forum foi no Terminal Fluvial do Barreiro, onde um dos estudantes da ESTBarreiro que partilhou a sua experiência no curso e detalhou a importância da acessibilidade que caracteriza a localidade onde se insere esta escola superior: "Tenho colegas que estudam comigo e utilizam estes barcos, bem como o autocarro, e rapidamente fazem a deslocação. Os transportes são relativamente fáceis de apanhar e os atrasos raramente acontecem". O custo de vida mais baixo existente no Barreiro também foi destacado como uma vantagem pelo estudante: "É muito mais acessível viver deste lado".

 

 

Já no interior desta escola superior que integra o IPS, foi possível conhecer um dos espaços colocados à disposição dos estudantes: a biblioteca da ESTBarreiro. O estudante do IPS que conduziu a visita destacou a importância deste espaço para o sucesso académico: "Esta é uma escola tecnológica e tem de disponibilizar a informação mais atualizada. Esta biblioteca é bastante importante nesse sentido, facilitando o acesso a fontes de informação". Sobre estudar na ESTBarreiro, João destacou o facto da escola "ter todas as condições para um aluno se formar, não só pela vida académica existente, como pelos espaços como este que são colocados à disposição dos estudantes".

 

 

A reportagem da Forum Estudante continuou depois por alguns dos espaços onde os estudantes dão corpo às suas aprendizagens – os laboratórios da ESTBarreiro. O primeiro laboratório a ser visitado foi o laboratório de Engenharia Civil, onde a coordenadora da licenciatura em Engenharia Civil desta escola, Cristiana Pereira, destacou este espaço como uma infraestrutura "repleta de equipamentos que dão suporte às aulas práticas dos cursos de Construção e Engenharia Civil" que se dividem em CTeSP, licenciatura e mestrados. Foi possível ainda conhecer alguns dos exemplos de atividades práticas realizadas neste espaço, que "para além de dar suporte ao ensino, também o é para a investigação, para a prestação de serviços à comunidade e no desenvolvimento de projetos com a indústria nas mais variadas vertentes", explicou Cristiana Pereira.

 

 

Continuando a conhecer os espaços e as áreas da oferta formativa da ESTBarreiro, a reportagem da Forum passou depois pelo laboratório de Engenharia Química e Biológica, onde foi possível saber mais sobre dois tipos de atividades: a observação microscópica de microalgas e a eletroforese em gel de agarose utilizada para separar e observar fragmentos de moléculas de DNA. A professora Gabriela Gomes partilhou depois algumas informações sobre a oferta formativa desta escola em áreas como Biologia, Biotecnologia ou Química. A abordagem prática do ensino existente na ESTBarreiro, concretizada em laboratórios, projetos e estágios, foi destacada como sendo "muito útil para que os diplomados sejam reconhecidos pelas empresas". "Estas são formações muito práticas e que estão a emergir no mercado de trabalho", destacou.

 

 

O último direto do dia foi feito a partir do Parque da Cidade do Barreiro, um espaço que foi descrito pelo estudante do Politécnico de Setúbal como "o pulmão da cidade" e um sítio "completamente adaptado para quem quer praticar um estilo de vida saudável". Num curto passeio por este espaço verde, João descreveu a experiência de viver no Barreiro, destacando locais como a Avenida da Praia e o espaço onde são realizadas noites académicas. "[Antes da pandemia], fui a várias festas organizadas pela ESTBarreiro, que me trouxeram óptimas memórias", contou, antes de se mostrar confiança de que o contexto "irá melhorar e que as festas voltarão a acontecer".

Terminado o primeiro dia de IPStartupWeekLive, esta academia digital vai agora continuar a dar-te a conhecer por dentro as várias escolas superiores do Politécnico de Setúbal. Ao longo dos próximos dias, será a vez da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (27 de julho), da Escola Superior de Educação (28 de julho), Escola Superior de Ciências Empresariais (29 de julho) e Escola Superior de Saúde (30 de julho) se darem a conhecer, recebendo a equipa de reportagem da Forum.

 

E³UDRES². Como o Politécnico de Setúbal se tornou um campus europeu


O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é um dos seis parceiros da Universidade Europeia E³UDRES² – um dos 41 consórcios que pretendem estabelecer "um novo paradigma para o ensino superior europeu". Sabe tudo sobre o significado desta mudança aqui. 


 

Esta não é a única forma de participares na IPStartupWeekLive. Para além de poderes acompanhar a reportagem em direto no IPS, tens ainda a possibilidade de participar nas várias sessões online que, todos os dias, vão esclarecer dúvidas sobre acesso ao ensino superior e sobre a oferta formativa do Politécnico de Setúbal a todos os interessados. Podes encontrar os links para estas sessões realizadas através da plataforma Zoom aqui

No final de cada dia da IPStartupWeekLive, tens ainda a oportunidade de particiapr em quizzes sobre os temas e as instituições de ensino superior abordados. O ou a participante que obtiver mais respostas corretas, no final da semana, vencerá 100€ em vale FNAC. O primeiro quiz desta academia digital (relativo à ESTBarreiro) já está disponível aqui.

 


Calendário IPStartupWeek 2021
  Escola Superior de Tecnologia do Barreiro | 26 de julho
  Escola Superior de Tecnologia de Setúbal | 27 de julho

  Escola Superior de Educação | 28 de julho
  Escola Superior de Ciências Empresariais | 29 de julho
  Escola Superior de Saúde | 30 de julho