O Convento São Francisco, vai acolher mais de 20 workshops e quatro sessões plenárias que através de especialistas, investigadores, académicos, decisores políticos e outros atores de relevo do setor, colocam em debate temas de Saúde Global relacionados com a gestão de doenças infeciosas e a Governação para a equidade na saúde nos países de baixa e média renda, as oportunidades e desafios na transição da inovação para os cuidados de saúde e a educação Biomédica num mundo em mudança.

A Cimeira conta com a participação especial, entre outros, de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, António Costa, Primeiro-Ministro; Isabel de La Mata, Conselheira Principal para a Saúde e Gestão de Crise na Comissão Europeia e Detlev Ganten, Presidente da World Health Summit. Renata Gomes, Diretora de Investigação e Inovação na secção de veteranos do exército do Reino Unido, Luis Almeida Sampaio, Embaixador de Portugal na NATO, Graça Freitas, Diretora Geral de Saúde, Christoph Benn, do Fundo Global de Combate ao HIV, Tuberculose e Malária e Mónica Ferro, Diretora do Fundo de População das Nações Unidas (Genebra) entre outros, são algumas das presenças confirmadas. As sessões plenárias contam com a participação de oradores do Fundo de População das Nações Unidas, da Organização Mundial de Saúde, da Fundação Bill & Melinda Gates e Ministros da Saúde da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

O encontro que conta com cerca de 600 participantes e 120 oradores de mais de 40 países, tem como foco principal a Saúde Global dos Países Africanos. Como explica Fernando Regateiro, Presidente do Conselho de Administração do CHUC, «a forte representação por parte das nações pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) explica-se pelos laços estreitos que ligam Coimbra a cada um deles. Nesta Reunião Regional da Cimeira Mundial de Saúde, pretendemos promover o desenvolvimento conjunto de novas abordagens e estabelecer colaborações frutíferas tanto com os nossos parceiros da CPLP como com os nossos parceiros internacionais».

Consulta o programa em: https://www.worldhealthsummit.org/regional-meeting/program.html

(Foto de João Duarte)