Este segundo concurso sucede ao êxito do primeiro, que deu a 15 000 jovens a oportunidade de viajar em toda a Europa entre julho e outubro de 2018. Muitos deles participaram nos eventos realizados durante o Ano Europeu do Património Cultural.

O Comissário Tibor Navracsics, responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto, afirmou: «É ótimo ver que os jovens aderem a esta nova oportunidade de descobrir as culturas e tradições europeias, compreender o que significa a diversidade europeia e fazer amizades com pessoas que, de outra forma, não teriam conhecido. A primeira ronda mostrou que os jovens adquirem autoconfiança e novas competências, como o espírito de iniciativa e a aprendizagem de outras línguas. A iniciativa DiscoverEU é muito mais do que viajar, tem a ver com a aprendizagem da vida.»

Quem pode candidatar-se e como?Todos os cidadãos nascidos na UE entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2000 poderão inscrever-se neste segundo concurso. Os interessados em participar podem fazê-lo no Portal Europeu da Juventude onde terão de registar-se e comunicar os seus planos de viagem. Os candidatos serão selecionados com base nas respostas dadas a cinco respostas múltiplas relacionadas com a cultura e a diversidade europeias, com as iniciativas da UE destinadas aos jovens, com as próximas eleições para o Parlamento Europeu, além de uma pergunta adicional sobre um tópico relacionado com esta segunda ronda.

Os candidatos escolhidos poderão viajar entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019, de 1 a 30 dias. Para esta ronda, a Comissão incentiva especialmente as pessoas com necessidades especiais ou que enfrentam desafios sociais. Para as pessoas com necessidades especiais, a Comissão disponibilizará informação e soluções práticas e cobrirá os custos necessários de assistência especial (por exemplo, um acompanhante ou um cão-guia para participantes invisuais, etc.).

Os candidatos selecionados podem viajar sozinhos ou em grupos de cinco, no máximo (todos com 18 anos). Regra geral, viajarão de comboio. No entanto, a fim de assegurar um amplo acesso em todo o continente, os participantes podem igualmente utilizar modos de transporte alternativos, tais como o autocarro, o ferry ou, excecionalmente, o avião se necessário. Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas que façam parte da UE também terão a possibilidade de participar. A cada Estado-Membro da UE foi atribuído um determinado número de passes de viagem, baseado na percentagem da sua população em relação à população total da União Europeia.

A iniciativa DiscoverEU foi lançada em junho de 2018, com um orçamento de 12 milhões de euros. Até agora, graças a esta iniciativa, mais de 15 mil jovens tiveram a oportunidade de viajar por toda a Europa. O objetivo é criar novas oportunidades para descobrir as riquezas do património cultural do continente, conhecer outras pessoas, aprender com outras culturas e vivenciar o que, na Europa, nos une.

As reações dos participantes são positivas. Para muitos, foi a primeira vez que viajaram sem os pais ou outros adultos e, na sua maioria, afirmaram que se tinham tornado mais independentes. Dizem ainda que a experiência DiscoverEU tabém lhes proporcionou uma melhor compreensão de outras culturas e da história europeia, além de lhes ter permitido desenvolver o conhecimento de línguas estrangeiras. Dois terços referiram que não teriam podido pagar o bilhete da viagem sem a DiscoverEU.

A Comissão Europeia propôs 700 milhões de euros para a iniciativa DiscoverEU ao abrigo do futuro programa Erasmus no próximo orçamento a longo prazo da UE (2021-2027). Se o Parlamento Europeu e o Conselho aprovarem a proposta, serão mais 1,5 milhões de jovens de 18 anos que terão a possibilidade de viajar entre 2021 e 2027.

 

{module PUB_2}

{module ALWAYS_ON_2}