O valor energético dos produtos é uma das grandes preocupações, tendo que se fazer, por vezes, escolhas. Muitas vezes os costumes populares fazem parte duma rotina para adelgaçar ou manter a silhueta, porém, podem não ser os mais acertados. 

 

-Todos os produtos light ajudam a manter a linha?

Alguns destes produtos podem ter mais calorias que os produtos normais, pois muitos têm uma redução de gordura mas mais açúcares, farinhas e outros produtos para manter o sabor atractivo.

 

-Pode-se comer bolachas integrais à vontade?

Continuamos a ingerir calorias mesmo comendo produtos integrais, pois desta forma as pessoas têm tendência para comer mais. Visto que estes também têm na sua constituição açúcares e gorduras o seu valor calórico é pouco inferior às bolachas normais. As bolachas integrais servem para ajudar a digestão, contudo à que ter em atenção os níveis de colesterol e trigicéridos.

 

-As bolachas de água e sal são melhores que o pão?

Julga-se que se deve retirar alimentos ricos em hidratos de carbono, porém estas deveriam estar em todas as nossas refeições, se não forem em excesso não engordam. As bolachas de água e sal acabam por ser mais calóricas que o pão.

 

-A balança aponta o êxito da dieta?

O peso perdido indicado pela balança pode ser uma perca de massa muscular ou água. Com o exercício físico poderemos ganhar massa muscular e o peso aumentar mesmo tendo emagrecido. A fita métrica é o instrumento mais fiável.

 

-Produtos lácteos fazem engordar?

Ao contrário do que se pensa estes produtos, que não sejam gordos, ajudam a emagrecer. Pois são ricos em cálcio que evitam a absorção de gorduras.