A Universidade dos Açores – Campus de Angra do Heroísmo, localizada na Ilha Terceira, foi palco do arranque deste projeto com uma sessão de formação sobre a importância das boas práticas numa ótica de economia circular, contando com intervenções de entidades nacionais e regionais de relevo nesta matéria para promover a troca de experiências e metodologias de trabalho.
 
No desafio lançado às universidades, os alunos têm de, após uma auditoria ao estabelecimento para a deteção de problemas ambientais, elaborar um plano de ação com soluções para essas mesmas questões, com foco na gestão de resíduos de embalagens. 
 
Os melhores planos de ação apresentados pelos estabelecimentos candidatos ao ‘Novo Verde Packaging Universities Award’, recebem um incentivo no valor de 7500€ para a implementação das soluções propostas para resolver problemas detetados na auditoria ambiental. Será apurado um projeto vencedor em cada região (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira) e um vencedor absoluto.
 
Filipa Moita, responsável de comunicação da Novo Verde, afirma que, “o principal objetivo do ‘Novo Verde Packaging Universities Award’ é sensibilizar os estudantes universitários para a importância da correta gestão de resíduos de embalagens através de um concurso e premiação de ideias para resolver problemas ambientais detetados nestes estabelecimentos de ensino. Deste modo, a Novo Verde visa despertar a consciência deste target, mobilizando-o para a adoção, gestão e reprodução de comportamentos sustentáveis. Simultaneamente, as sessões de formação nestes estabelecimentos, completam o desafio, convidando ao debate de problemáticas extensíveis a vários setores e que implicam um esforço conjunto da comunidade”.
 
{module PUB_2}
 
{module ALWAYS_ON_2}