A ideia de Ricardo Rosa, aluno da licenciatura de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar na Escola Superior Agrária de Santarém, é sensibilizar a comunidade para a importância de uma nutrição alimentar correta, bem como manutenção de um peso saudável.

Os objetivos associados são a redução de casos de pré-obesidade infantil, a redução de problemas relativos ao excesso de açúcares e químicos ingeridos e, ainda, resolver possíveis carências alimentares.

Neste sentido, o projeto tem uma estratégia já delineada, que passa pela avaliação antropométrica de crianças (peso, altura, índice de massa gorda e perímetro de cintura), pelo definir de objetivos de perda de peso para crianças com um Índice de Massa Corporal (IMC) superior ao recomendável e também a produção de palestras dirigidas a encarregados de educação e aos mais jovens.

A primeira sessão neste âmbito decorreu na Escola Primária de Vale de Figueira e da Tojosa, onde vários alunos foram convidados a participar. O objetivo destas palestras, junto dos mais jovens, é explicar a ideia do que é ser saudável, a importância de crescer com bons hábitos alimentares, entre outros. Junto dos adultos é importante demonstrar qual a importância de desenvolver práticas alimentares saudáveis, mostrar novas receitas e sobretudo evidenciar que ganhos são possíveis com estas mudanças.

{module 105}

{module 181}