Mónica Tereno, Nadine Mamede e Fábio Fontes do 2.º ano do Curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, acompanhados por Olga Amaral, docente da ESABeja, foram os vencedores escolhidos deste desafio alimentar.

esabeja 2


O projeto visou a criação de propostas que pudessem constituir a ementa de um refeitório escolar, que por um lado salvaguardasse as questões relativas à saúde, como a qualidade e o equilíbrio nutricional. Por outro, que integrasse a utilização de produtos de época e locais, evitasse o desperdício de alimentos, água e energia, sendo coerente com a premissa sustentável que dá nome ao concurso.

Este projeto, inserido no Programa Eco-Escolas/ABAE, em parceria com a Agrobio, desafiou à participação através da proposta de duas eco-ementas completas (sopa, prato principal, sobremesa e bebida). Cada uma destas ementas tinha como temática outono/inverno e primavera/verão.

esabeja 3


Na prova, os eco-cozinheiros da ESABeja, refere a instituição, prepararam ao vivo uma ementa recheada de iguarias: cremes de alho francês, filetes de pescada no forno com acompanhamento de arroz de ervilhas e legumes salteados, carpaccio de abacaxi e água aromatizada com limão, gengibre e hortelã.

{module 105}

{module 181}