Mais de 50 artistas, nacionais e internacionais, vão contribuir com a sua voz e presença no evento de angariação de receitas “Mão Dada a Moçambique”, que decorre a 2 de abril, no Capitólio, em Lisboa, a partir das 21H00 e terá transmissão mundial através da RTP - Rádio e Televisão de Portugal. Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais (ver informação completa em baixo).

Não podendo apoiar a totalidade de organizações, pessoas e instituições que estão na zona centro de Moçambique a tentar, em contra-relógio, debelar a catástrofe humanitária em curso resultante da passagem do ciclone Idai, Selma Uamusse, mentora e organizadora de “Mão Dada a Moçambique”, escolhe focar-se em oito associações, entre as quais serão divididas as receitas angariadas em partes iguais, após assinarem a carta de compromisso pública, que garante a transparência e monitorização da aplicação das verbas por um auditor de contas independente.

Todas as instituições estarão representadas no Capitólio e os respetivos porta-vozes darão conta do que já estão a fazer no terreno e o que prevêem fazer a médio e longo prazo. As associações beneficiárias serão a AMI - Fundação de Assistência Médica Internacional; Cáritas Portuguesa; Cruz Vermelha Portuguesa; Médicos Sem Fronteiras; Associação HELPO; Fundação Girl Move; Iris Relief; e a ACRAS - associação cristã de re-inserção e apoio social.

No dia 2 de abril, o Capitólio abre às 20H00 para receber o público e, a partir das 21h00, tem início o espetáculo, com os artistas a interpretarem 1 ou 2 temas, a solo ou acompanhados por outros artistas, em formato acústico. A RTP - Rádio e Televisão de Portugal vai transmitir o espetáculo, em direto, nos seguintes canais: RTP1; RTP Play; RTP África; RTP Internacional (Europa); Antena 3; RDP África; e RDP Internacional. Através da RTP Internacional, a América e a Ásia receberão a emissão em diferido, de acordo com os respetivos fusos horários. Durante o dia, a partir das 10H00, RTP 1, RTP Play, RTP Internacional e RTP África farão uma emissão especial, dedicada à situação em Moçambique. Estarão abertas linhas para chamadas de valor acrescentado, assim como o call center, destinado a assistir e esclarecer pessoas que estão fora de Portugal e/ou que queiram doar um valor superior.