21 885 47 30 | geral@forum.pt

Evento acontece de 16 a 19 de maio. A programação tem início diariamente a partir das 10h00, sempre com entrada livre.

O Festival Islâmico de Mértola tem origem no trabalho arqueológico realizado sobre o património de Mértola, referente ao período Islâmico. Organizado pela Câmara Municipal conta com a parceria de um conjunto de entidades locais, regionais e transnacionais, ligadas à comunidade e cultura árabe.

Nesta 10ª edição, serão promovidos contos, espetáculos, exposições e atividades em diferentes espaços, nomeadamente o “Pátio das Artes e Ofícios de influência árabe”, o “Pátio da Palmeirinha” e o “Pátio da Casa dos Azulejos”. A programação musical inclui artistas das mais variadas partes do mundo, na Praça Luís de Camões e no Cais do Guadiana, com performances de Ricardo Ribeiro e Ganhões de Castro Verde, O Gajo, Três Bairros, Sebastião Antunes, Omiri e Belectronic, Speed Caravan Trio, 47 Soul, Bombino, DuOud, DJ Le Mood Du Mahmood, de corais alentejanos, das Adufeiras do Rancho Folclórico de Monsanto - Idanha-a-Nova e da Companhia Al Yamal.

mertola

“A música acontece um pouco por todos os espaços do Festival. De inspiração árabe-andalusi, chaabi, gnawa, berbere, espiritual sufi… tradicional ou de notas contemporâneas, purista ou de fusão, aqui os ritmos são invariavelmente do Sul e de bases culturais comuns. Aos ritmos do mundo árabe junta-se a melodia do cante e do flamenco. O Festival promove na música o reencontro de culturas”, afirma a organização.

Nestes quatro dias de festa, a cidade de Mértola transforma-se numa nova cidade, com cheiros, sons e sabores do outro lado do Mediterrâneo. A Festa conta com um “souk” (mercado do mundo), onde é possível encontrar artigos como cabedais, djellabas, incenso, sândalo, chá de menta, especiarias, provenientes dos mais variados destinos (Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia, Espanha e o Alentejo).
Consulta toda a programação AQUI.

Pub Study Abroad Portugal
Pub Lisboa Games Week
Pub Glion2
Últimas - Artes
Artes
16 Outubro 2019

José Neves e Margarida Vila-Nova são Pedro e Inês em 'Reinar Depois de Morrer', em cena de 25 de outubro a 17 de novembro.

Artes
15 Outubro 2019

Exposição 'Um Século e Tanto: 130 anos National Geographic” estará patente de 18 de outubro a 19 de julho, no renovadas instalações do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

Artes
14 Outubro 2019

Criadores da Escola de Moda de Lisboa (EML) apresentam os seus trabalhos no dia 24 de outubro, pelas 20h30, no Largo de São Carlos. Evento inclui também  um desfile intergeracional.