21 885 47 30 | geral@forum.pt

Peça do brasileiro Ricardo Inhan é um retrato da chamada Geração Y e será objeto da sessão de junho do projeto “Salvé a língua de Camões”.

Três adolescentes entupidos de fast food e de jogos electrónicos, tratam as pessoas de forma seca, tola e distante. O retrato é genérico, mas constitui o ponto de partida da peça teatral “Enquanto o Cheeseburguer não vem”, o texto do brasileiro Ricardo Inham que a, 27 de junho, às 21h30, estará no centro de mais uma sessão do projeto “Salvé a língua de Camões”, na Casa do Bosque do Museu da Quinta de Santiago, em Matosinhos.

Livremente inspirado num caso real ocorrido em Minas Gerais, “Enquanto o Cheeseburguer não vem” (ou “Enquanto o X-Burguer Não Vem”, no original brasileiro) gira em torno de um jogo de culpa, repulsa e tortura física e psicológica. A peça pretende ser um retrato cínico, cómico, trágico e político da falta de perspetivas da chamada Geração Y, dos millennials, dando a conhecer um jovem valor da dramaturgia brasileira, já distinguido com o prémio para o melhor texto original no Festival Água de Março (São Paulo, Brasil), mas também com os galardões de melhor realização e argumento pela curta-metragem “Dois Palhaços Castos Num Circo de Copos”, na Mostra 14 Bis de Vídeo.  

Projeto da Companhia de Teatro Reator e da Câmara Municipal de Matosinhos, o “Salvé a língua de Camões” decorre ininterruptamente há 15 anos.

Pub
Pub Huawey PSmart+
Pub Guia Prático Estudante 2019
Últimas - Artes
Artes
18 Julho 2019

São mais de 70 propostas artísticas que abordam “o comum”, tema da 5.ª edição do MEXE – Encontro Internacional de Arte e Comunidade.

Artes
16 Julho 2019

O K Cena, projeto lusófono de teatro jovem, chega ao Teatro Nacional D. Maria II na próxima semana, com a estreia de dois espetáculos que encerram a temporada 2018-2019.

Artes
27 Junho 2019

Certame realiza-se de 4 de julho a 18 de julho, com uma programação que animará 14 espaços (11 em Almada, 3 em Lisboa e 1 em Cascais), num total de 38 espectáculos de teatro, dança e música.