21 885 47 30 | geral@forum.pt

São mais de 70 propostas artísticas que abordam “o comum”, tema da 5.ª edição do MEXE – Encontro Internacional de Arte e Comunidade.

De 16 a 22 de setembro, o encontro vai ocupar 22 salas e espaços públicos do Porto com conferências, espetáculos, paradas, oficinas e criações originais que pretendem despertar o debate em torno da construção de espaços criação, participação e cidadania em tempos de instabilidade política e social. Envolvendo mais de 400 pessoas, 27 grupos oriundos de 6 países, a 5º edição do Mexe reserva um lugar especial para a criação artística Africana, Latino-americana e do Sul da Europa. A programação estrutura-se em quatro eixos essenciais: Pensamento, Apresentação, Formação e Documentação.

No campo do pensamento “o comum” concretiza-se na 3ª edição do Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias, uma organização conjunta entre 9 entidades de ensino superior, portuguesas e estrangeiras, que contará com a participação de mais de 100 investigadores.

O MEXE integrará ainda uma mão cheia de oficinas, conversas, apresentações de livros e instalações que envolverão diretamente mais de 300 cidadãos do Porto. Esta edição mantém o acesso gratuito a praticamente toda a programação e interpretação em Língua Gestual Portuguesa, reforçando a preocupação com a democratização e democracia cultural como processos ainda por concluir.

Novidade maior este ano, o Mexe Praça, um ponto de encontro e discussão aberta que servirá como espaço de contacto com a cidade e o público do encontro. Localizado no Jardim de São Lázaro, será palco de uma programação musical diversa, a produção de uma fanzine diária, conversas e aparições improváveis. De 13 a 15 de setembro a pré-programação do Mexe arranca com um fim de semana dedicado ao cinema documental. Serão sete documentários, na sua maioria em estreia nacional, que revelam processos e práticas artísticas que se cruzam com educação e cidadania. O pré-Mexe incluirá ainda a apresentação de Tu e Eu, e agora?,uma peça do Triumph’arte – Grupo de Teatro Comunitário de Esposende e #nãoénão, uma criação do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto / PELE. As sessões de cinema terão lugar no Cinema Trindade e Associação de Moradores da Lomba, sendo seguidas de uma conversa com os realizadores e envolvidos.

Este ano pela primeira vez, o Mexe lançou uma campanha de crowdfunding que desafia todos os cidadãos a contribuir para a organização do encontro de forma alternativa. A campanha está disponível até 23 de agosto e destina-se a apoiar a alimentação e alojamento de um grupo de 7 participantes provenientes do Brasil. Consulta toda a programação AQUI.

Pub FCH_2019
Pub IPPortalegre
Pub IPSantarem
Últimas - Artes
Artes
26 Julho 2019

'A Morte de Danton', de Georg Büchner, assinala a primeira encenação de Nuno Cardoso enquanto diretor artístico da instituição. Estreia em setembro.

Artes
25 Julho 2019

De 24 de agosto a 1 de setembro, a vila do distrito de Leiria enche-se de animação naquela que é a primeira edição do Fazunchar.

Artes
23 Julho 2019

'Territórios II' estará em cena no Teatro Carlos Alberto, no Porto, nos dias 27 e 28 de julho. Os bilhetes custam 5 euros.